33.3 C
Rondonópolis
quarta-feira, 14 maio - 15:54
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesPrimeiro lote do total de 600 novos ônibus para Região Metropolitana de...

Primeiro lote do total de 600 novos ônibus para Região Metropolitana de BH é apresentado nesta quinta (05)


Como mostrou o Diário do Transporte, a Mercedes-Benz será a maior fornecedora, com 480 unidades, mas há também veículos de marcas como *Volkswagen*, com um modelo de 15 metros, por exemplo. Renovação faz parte de acordo de R$ 382 milhões entre o órgão, Governo e empresas de transportes

ADAMO BAZANI

Ônibus que integram o primeiro lote do total de 600 coletivos 0 km para o sistema de transportes da Região Metropolitana de Belo Horizonte são apresentados nesta quinta-feira, 05 de dezembro de 2024.

A renovação da frota faz parte de um acordo entre o Governo de Minas, MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) e o Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano), homologado pelo TCEMG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais) em setembro de 2024, que buscou o reequilíbrio econômico financeiro dos contratos firmados entre Estado e as concessionárias do transporte.

A apresentação acontece na cidade de Santa Luzia, uma das que integram a região metropolitana.

Como pare do acordo de renovação de frota, o Governo repassou R$ 382 milhões às empresas.

Os veículos serão entregues gradativamente pelas fabricantes às empresas espalhadas pela Região Metropolitana. Pelo contrato, o restante dos novos veículos deve estar rodando pelas ruas da RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte) até o fim de 2025.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Mercedes-Benz será a maior fornecedora, com 480 unidades, mas há também veículos de marcas como Volkswagen, como um modelo de 15 metros, por exemplo.

Relembre:

Na quarta-feira (04), representantes do TCEMG estiveram em uma das garagens vistoriando os primeiros veículos.

Em nota, a coordenadora de Fiscalização de Concessões e Privatizações do TCEMG, Mayara de Oliveira, explicou a inspeção.

“Essa fiscalização é um desdobramento de uma Mesa de Conciliação, conduzida pelo conselheiro Agostinho Patrus, e que deu origem a um Termo de Autocomposição firmado entre o Estado e as concessionárias do Transporte Coletivo Metropolitano, homologado por unanimidade no dia 21 de agosto, durante Sessão do Tribunal Pleno. A Mesa de Conciliação foi instituída para intermediar as discussões travadas dentro de um pleito de reequilíbrio econômico-financeiro desses contratos em decorrência do período da pandemia”, disse.

A inspeção contou também com os auditores Luciano Moratório e Luciana Assis, que entraram nos veículos, verificaram as condições e os contratos firmados.

“Esse monitoramento tem como foco verificar se o procedimento de aquisição está observando os termos do acordo, o que envolve a análise de documentos, a validação das notas fiscais emitidas pelos fornecedores e sua correspondência às propostas comerciais, bem como a verificação in loco da entrega dos veículos e os cadastros deles nos sistemas da Seinfra, de acordo com os normativos aplicáveis”, explicou Moratório.

Segundo o Tribunal de Contas, com o acordo, o valor repassado pelo Estado será aplicado na aquisição de novos veículos. Os cerca de 600 novos ônibus vão beneficiar mais de 600 mil pessoas, de 34 municípios, que utilizam o transporte público diariamente na Grande BH.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments