Publicado em: 5 de agosto de 2025
Ferramenta antecipa falhas, reduz custos e promete transformar oficinas de transporte coletivo com inteligência artificial
ALEXANDRE PELEGI
A Primova escolheu o palco do Seminário Nacional da NTU, realizado nos dias 12 e 13 de agosto, para o lançamento oficial de sua mais nova solução: o eXploreAI, uma ferramenta baseada em inteligência artificial desenvolvida para revolucionar a gestão de manutenção nas garagens de ônibus do transporte coletivo.
Nesta fase inicial, o eXploreAI atua especificamente na área de manutenção, considerada um ponto crítico nas garagens. A proposta é inovadora: prever falhas antes que elas ocorram e sugerir ações gerenciais proativas, aumentando a eficiência operacional e reduzindo custos com peças, combustível e quebras inesperadas.
Unificação de dados e análise preditiva
A inovação do eXploreAI começa pela unificação de dados dispersos em diferentes sistemas, como GPS, bilhetagem, ERPs e telemetria. A plataforma higieniza e traduz essas informações, permitindo que “conversem entre si”. A partir daí, entra em cena uma camada de inteligência preditiva que ultrapassa os limites do tradicional Business Intelligence (BI): em vez de apenas descrever o passado, o ExploreAI prevê cenários e recomenda decisões concretas.
Redução de desperdícios e ganho em rentabilidade
O sistema já mostrou ser capaz de gerar economia significativa em oficinas: permite, por exemplo, análise e prevenção da troca prematura de peças que ainda estão dentro de sua vida útil, e identifica falhas que levam ao consumo excessivo de combustível — podendo representar uma economia de até 15% nesse item.
Além disso, a ferramenta prevê a possibilidade de falhas em veículos ainda operando, reduzindo panes em operação e melhorando os índices de qualidade junto aos órgãos reguladores, como a SPTrans, podendo evitar penalizações e o que poderá gerar bonificações contratuais.
Impactos na gestão de pessoas e na reputação da empresa
Outro diferencial é a capacidade de correlacionar falhas com a atuação de motoristas e mecânicos específicos. O eXploreAI permite o desenvolvimento de programas de treinamento e bonificação personalizados — premiando, por exemplo, condutores que contribuem para a redução de quebras e consumo. Esses dados também ajudam as empresas a identificar problemas estruturais e melhorar sua imagem pública.
Decisões de compra e interface intuitiva
A plataforma permite ainda comparar marcas e posições de peças, ajudando gestores a tomar decisões mais inteligentes na aquisição de componentes — como avaliar o desempenho de diferentes marcas de baterias ou pastilhas de freio por eixo.
Com uma interface simples e responsiva, o eXploreAI foi desenhado para atender diretores e gestores que precisam de respostas rápidas sem navegar por dashboards complexos. No estilo “chat GPT”, o sistema responde a perguntas diretas e entrega relatórios automatizados via WhatsApp, conforme programação do próprio usuário.
Parcerias estratégicas e expansão futura
A Primova posiciona o eXploreAI não como concorrente dos sistemas atuais, mas como um catalisador que potencializa ferramentas já existentes. A solução já é integrada a plataformas reconhecidas como Cittati, Praxio, Prodata e o grupo Trivia (NewGPS, Optimus e Quadrisystem). Essa sinergia garante maior precisão nas análises e reforça o ecossistema de dados do transporte coletivo.
No médio prazo, o eXploreAI deve ampliar sua atuação para áreas como otimização e controle de pneus.
Uma nova era para a gestão da mobilidade
“O eXploreAI é como um técnico de futebol com sensores nos jogadores: ele não apenas vê o que aconteceu, mas prevê quem pode se lesionar, quem deve ser substituído, e assim monta o melhor time. É isso que fazemos com as frotas de ônibus: evitamos quebras, aumentamos a eficiência e melhoramos os resultados financeiros”, destaca a Primova.
Com essa proposta, a empresa espera transformar a forma como as empresas de transporte coletivo operam suas garagens, tornando a inteligência artificial uma aliada cotidiana e estratégica da mobilidade urbana brasileira. E mais importante: trabalhando sempre em parceria, e não concorrencialmente, com todos os demais sistemas que já atuam nas empresas.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes