Publicado em: 24 de dezembro de 2024
Empresa de terá sete dias para enviar as informações solicitadas. Houve reclamações por parte de parentes
ADAMO BAZANI
O Procon de São Paulo notificou a EMTRAM (Empresa de Transportes Macaubense Ltda) a respeito de relatos de familiares de vítimas da tragédia de Teófilo Otoni (MG), ocorrida no sábado (21), quando na BR-116, após o choque envolvendo uma carreta e um carro, o ônibus da empresa saiu da pista, tombou e pegou fogo. A colisão resultou em 41 mortos. Todos estavam no coletivo.
Segundo estes relatos, a empresa não teria prestado atendimento adequado a quem no sábado procurou informações no guichê que fica no Terminal Rodoviário do Tietê, na zona Norte de São Paulo, de onde partiu o ônibus rumo a cidades baianas.
Desencontro de informações e até falta de cordialidade por parte de alguns funcionários foram algumas das queixas.
Familiares disseram que eram orientados a irem a garagem no bairro Bonsucesso, em Guarulhos, município vizinho da capital paulista, mas lá recebiam a informação de que deveriam voltar ao Tietê. Ainda houve reclamações sobre o atendimento do telefônico do 0800 da companhia.
A empresa diz que prestou todos os atendimentos aos familiares e que no sábado e domingo, as principais informações sobre vítimas ainda estavam em apuração.
Em nota, o Procon ainda explica que notificou a EMTRAM para que também a empresa comprove que se comprometeu a custear despesas médicas e funerárias, além de detalhes sobre a aquisição dos bilhetes de viagem e contratação de seguros, dentre outras informações.
A companhia ainda terá de comprovar ao órgão a regularidade do ônibus envolvido no acidente.
Veja a nota na íntegra:
O Procon-SP já notificou a EMTRAM, Empresa de Transportes Macaubense Ltda, para comprovar a regularidade do veículo envolvido em acidente na cidade de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, bem como a do seu condutor, junto aos órgãos competentes. Além disso, o órgão de proteção e defesa do consumidor está requisitando dados sobre os passageiros, providências para atendimento às vítimas e familiares, incluindo custos com despesas médicas e funerárias, além de detalhes sobre a aquisição dos bilhetes de viagem e contratação de seguros, dentre outras informações.
Apesar de as primeiras hipóteses consideradas pela polícia civil de MG serem de que a queda de pedaços de granito de um caminhão pode ter provocado a tragédia, o Procon-SP entende ser necessário verificar se todas as providências e responsabilidades da empresa estão sendo adotadas em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.
O Procon-SP lamenta o terrível acidente e se solidariza com familiares das vítimas, se colocando à disposição para auxiliar, dentro de suas atribuições legais, em todos os procedimentos que resultem necessários em face dos acontecimentos e suas consequências materiais.
A EMTRAM tem o prazo de 7 dias para enviar todas as informações solicitadas pelo Procon-SP e todas as pessoas, direta ou indiretamente, envolvidas ou impactadas por este acidente, podem registrar uma reclamação ou solicitar orientação pelo site http://www.procon.sp.gov.br.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes