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Produção de carrocerias de ônibus no Brasil tem crescimento de 17,8% em 2024, com Marcopolo e Caio consolidando liderança


Exportações também cresceram pela maior demanda e também pelo câmbio

ADAMO BAZANI/VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A produção de carrocerias de ônibus no Brasil registrou alta de 17,8% em 2024 na comparação com 2023, de acordo com a Fabus, associação que representa os fabricantes.

Em 2024, de janeiro a dezembro, foram fabricadas 23.099 carrocerias, enquanto que no mesmo período de 2023, saíram das linhas de produção um total de 19.612 unidades.

Entre dezembro e novembro de 2024, houve queda de 26,8%, com 1.527 unidades produzidas no último mês do ano, e 2.086 unidades fabricadas em novembro.

Em relação às exportações, favorecida pela maior demanda no mercado externo e pela alta do dólar que deixa os produtos nacionais mais fáceis de aquisição no exterior, houve aumento de 8,14% em 2024 em relação a 2023, com 2.800 unidades exportadas em 2024 e 2.589 em 2023.

No ranking de marcas, Marcopolo lidera, que, levando em conta todas as suas operações de carrocerias, somou em 2024, 9.226 unidades, entre rodoviários, urbanos e micros.

Em seguida, vem a Caio/Busscar, com 8.439 carrocerias, das quais, 7.454 Caio (urbanos e micros) e 985 Busscar (rodoviários).

FATORES

Entre os motivos, especificamente para o mercado de ônibus ter registrado um ano positivo estão:

– Recuperação da queda de vendas por causa da pandemia de covid-19, em especial entre 2020 e meados de 2023;

– Fim dos efeitos das renovações antecipadas em 2022 pelos empresários que queriam aproveitar as últimas oportunidades de comprar veículos pesados a diesel com um padrão de restrição de emissões de poluentes menos severo, com unidades 30% mais baratas, denominado Euro 5, em relação a tecnologia Euro 6, que passou a ser obrigatória em janeiro de 2023;

– Os emplacamentos das primeiras unidades do atual ciclo do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, que habilitou a aquisição por estados e municípios de cerca de 15 mil veículos;

– As eleições municipais, período em que, para trazer boa imagem a prefeitos e vereadores, habitualmente os empresários de ônibus são mais “estimulados” a renovar as frotas;

– Fortalecimento do turismo doméstico rodoviário frente a alta do dólar e do valor das passagens aéreas que impactaram numa demanda maior por ônibus rodoviários de linhas regulares e dos fretados;

VEJA OS COMPARATIVOS

Produção – 2024

Produção – 2023

Exportações – 2024

Exportações – 2023

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





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