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Produção de ônibus no Brasil acumula alta de 11,7 %, aponta Anfavea


Houve também crescimento entre janeiro e agosto em licenciamentos, mas percentualmente, destaque foi para exportação

ADAMO BAZANI

O mercado de ônibus brasileiro continua o ano de 2025 aquecido, mas os resultados indicam uma perda de ritmo, o que deve se ampliar no último trimestre.

É o que aponta mais um balanço da Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgado nesta terça-feira, 09 de setembro de 2025, desta vez sobre o período de janeiro a agosto de 2025.

De acordo com os dados, nos acumulados, foram registradas altas em todos os recortes analisados na comparação com período de janeiro a agosto 2025:

Produção (11,7% – 21.243 unidades – 2025 / 19.020 – 2024 );

Licenciamentos (14,4% – 15.736 unidades – 2025/ 13.756 – 2024);

Exportações (57,5% – 4.556 unidades /2.633 – 2024).

O Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, cujas compras de quase 15 mil ônibus referentes à mais recente licitação realizada ainda impactam, mas também perdem ritmo.

As renovações de frotas de ônibus urbanos, impactos ainda dos reflexos das promessas das campanhas das eleições municipais de 2024 também podem ser consideradas entre os fatores que contribuem para os números positivos, porém, no último trimestre também devem se reduzir

No caso dos ônibus rodoviários, o desempenho é mais acanhado e não é só por causa do volume, tradicionalmente menor. É que diante do alto índice de renovação do ano passado e expectativa de menor demanda de passageiros, as empresas compraram menos.

Em relação às exportações, que percentualmente acumulam os melhores resultados, as incertezas quanto aos diferentes segmentos da economia norte-americana, como o automotivo, fazendo com que outros mercados sejam opções, inclusive o brasileiro, e, principalmente, o real desvalorizado frente ao dólar no período acumulado, estão entre as explicações dos resultados.

LICENCIAMENTOS:

Entre janeiro de 2025 e agosto de 2025, foram licenciados 15.736 ônibus, alta de 14,4 % sobre o período de janeiro a agosto de 2024, quando foram licenciados 13.756 veículos de transporte coletivos.

Em agosto de 2025, os licenciamentos foram de 1.720 ônibus, queda de 28,5 % sobre as 2.406 unidades de agosto de 2024, e queda de 27,8% na comparação com os 2.381 coletivos emplacados em julho de 2025.

PRODUÇÃO:

O volume de produção ficou acumulado em 21.243 unidades de janeiro de 2025 a agosto de 2025: alta de 11,7 % sobre os 19.020 ônibus que saíram das linhas de produção em semelhante período de 2024.

Em agosto de 2025, a produção de ônibus foi de 2.607 unidades, resultado que representa queda de 9,9 % sobre as 2.894 unidades de julho de 2025, e crescimento de 20,9 % sobre o volume de 2.156 unidades de agosto de 2024.

EXPORTAÇÃO:

No período entre janeiro e agosto de 2025, o Brasil exportou 4.556 ônibus, volume 57,5 % maior que as 2.893 unidades exportadas entre janeiro e agosto de 2024.

Em agosto de 2025, foram exportados 695 ônibus; resultado que significa alta de 16% sobre as 599 unidades de julho de 2025 e de 94,1 % sobre o volume de agosto de 2024, que foi de 358 unidades.

MARCAS:

Mercedes-Benz continua liderando o mercado de ônibus no Brasil, seguida de Volkswagen e da Agrale (considerando os micro-ônibus da marca Volare, da Marcopolo);

Mercedes-Benz: 6.911 ônibus

Volkswagen: 3.927 ônibus

Agrale: 2.167 ônibus

Iveco: 1.579 ônibus

Scania: 481 ônibus

Volvo: 344 ônibus

Empresas não associadas à Anfavea: 327 ônibus.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



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