26.1 C
Rondonópolis
quarta-feira, 12 novembro - 20:58
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesProjeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Natal (RN) prevê gratuidade...

Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Natal (RN) prevê gratuidade no transporte público para pessoas com deficiências e doenças crônicas que se tratam em clínicas e instituições privadas


Foto: Reprodução/Prefeitura de Natal

Prefeito Paulinho Freire deve sancionar o documento nesta quinta-feira (13), durante cerimônia na Secretaria de Direitos Humanos

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta quarta-feira, 12 de novembro de 2025, a Câmara Municipal de Natal (RN) aprovou um Projeto de Lei que prevê que a gratuidade no transporte público seja ampliada para pessoas que sofram de deficiências e doenças crônicas e recebem tratamento em clínicas e instituições privadas conveniadas; os vereadores aprovaram o texto em unanimidade e caráter de urgência.

O documento segue então para análise do prefeito Paulinho Freire, que deverá sancioná-lo e implementá-lo como lei municipal nesta quinta-feira (13), às 16h, com direito a cerimônia na Secretaria de Direitos Humanos da capital.

Anteriormente, até este mês de novembro, a gratuidade era prevista somente para pessoas que utilizavam o SUS (Sistema Único de Saúde).

A Câmara ressaltou que o valor da tarifa no município não será repassado para outros usuários do transporte coletivo, já que o benefício será subsidiado pela prefeitura.

A gratuidade será válida para pessoas em que a renda per capita da família não ultrapasse um salário mínimo, e também para acompanhantes.

Pacientes menores de 12 anos de idade automaticamente terão direito ao benefício nos ônibus da capital.

Tanto para adultos como menores de idade, é obrigatória a comprovação de renda e a apresentação do atestado médico para solicitar a gratuidade.

O Projeto de Lei também prevê que neurologistas e psiquiatras estarão habilitados como profissionais que poderão emitir laudos e perícias relacionados ao TEA (Transtorno do Espectro Autista) e à Síndrome de Down.

O público beneficiado deverá se atentar, pois o documento terá validade permanente para laudos de deficiências de caráter irreversível.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments