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Projeto de Terceira Via com foco em ônibus e caminhões para o Sistema Anchieta-Imigrantes em São Paulo é apresentado nesta quarta (04)


Foto: Divulgação

Medida tem como objetivo aumentar a capacidade de transporte da região e minimizar os impactos do tráfego pesado nas vias

YURI SENA

Nesta quarta-feira, 4 de dezembro de 2024, foi anunciado um novo projeto para a construção de uma pista adicional no Sistema Anchieta-Imigrantes, com foco no transporte de ônibus e caminhões. 

A medida foi revelada durante uma reunião da Frente Parlamentar em Apoio à Terceira Pista, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). 

A principal finalidade do projeto é melhorar o fluxo de veículos e aliviar os congestionamentos no acesso ao Porto de Santos, um dos maiores portos do Brasil.

De acordo com os detalhes divulgados pela Alesp, a nova pista fará parte de um traçado que conectará a capital paulista à Baixada Santista. 

A proposta inclui a construção de túneis projetados especialmente para atender o tráfego de caminhões e ônibus, facilitando o transporte desses veículos de carga. 

A medida visa aumentar a capacidade de transporte da região e minimizar os impactos do tráfego pesado nas vias que hoje já enfrentam altos índices de congestionamento.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, destacou a importância do projeto, lembrando que, em 2023, o Porto de Santos movimentou 174 milhões de toneladas de carga, sendo 97 milhões delas transportadas por caminhões. 

Esse grande volume de movimentos é um reflexo da relevância econômica da região, mas também coloca pressão sobre as rodovias que ligam o porto ao restante do estado.

O projeto da nova pista surge como uma resposta ao crescimento contínuo do fluxo de veículos no acesso ao Porto de Santos. 

Segundo estimativas, até 2040, a movimentação de carga nas rodovias deverá atingir 119 milhões de toneladas, com um aumento de 55% no número de veículos que se dirigem ao cais santista.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





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