Vasco e Corinthians se enfrentam neste domingo (24), às 16h (de Brasília), pela 21ª rodada do Brasileirão. Os dois times vivem situação delicada e veem as campanhas serem o oposto do que as diretorias prometeram aos torcedores há pouco tempo atrás.
Pelo lado carioca, o presidente Pedrinho deu uma declaração que causou polêmica em março deste ano: “Se tratando de Campeonato Brasileiro, eu acho que o nosso elenco hoje está entre os oito (melhores)”. O dirigente não descartou até mesmo brigar por uma vaga na CONMEBOL Libertadores, algo distante no atual cenário.
Atualmente, o Vasco ocupa a 16ª colocação, com 19 pontos em 19 jogos, mesma pontuação do Vitória, o primeiro time da zona de rebaixamento. Comparando com o ‘top 8’, são oito pontos atrás do Fluminense, oitavo colocado, e com uma realidade financeira bastante diferente dos times que ocupam o pelotão de cima da tabela.
O mesmo vale para o Corinthians. Pelo lado do alvinegro paulista, a frase foi no fim do ano passado. Augusto Melo, presidente da época e que sofreu impeachment neste ano, afirmou que a diretoria trouxe o clube ao protagonismo ao garantir vaga na Libertadores de 2025 e prometeu: “2025 será ainda melhor”. No entanto, as palavras não se concretizaram.
Além de ter deixado o cargo, Augusto Melo até viu o Corinthians ganhar o Paulistão em cima do Palmeiras, mas também fracassar nas competições internacionais. Caiu precocemente na Libertadores. Com a ida para a CONMEBOL Sul-Americana, a expectativa foi criada pelo título internacional. Mas ficou apenas no imaginário. Mais uma queda precoce e uma pressão aumentada no trabalho.
Com Dorival, a equipe tem apenas 22 pontos conquistados até aqui no Brasileirão. Uma temporada bem abaixo daquela que Augusto Melo prometeu para os torcedores. Nesta segunda-feira, o Corinthians, inclusive, vai eleger um novo presidente – Osmar Stabile, Antonio Roque Citadini e André Castro são os candidatos.
Antes disso, no duelo que colocará dois dos últimos três técnicos campeões da Libertadores, Dorival, em 2022, e Diniz, em 2023, o vencedor consegue trazer um pouco de paz para a semana. Por outro lado, quem perder vai sofrer com a pressão da proximidade de mais um resultado ruim e o temor do rebaixamento.