Publicado em: 17 de julho de 2025
Usuários do transporte público relataram casos na Avenida Presidente Tancredo Neves, Avenida 23 de Maio, Rua do Boqueirão e Rua Cipriano Barata
ADAMO BAZANI / VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A cidade de São Paulo e a Região Metropolitana voltam a registrar ataques contra veículos do transporte coletivo. O Diário do Transporte tem recebido na tarde desta quinta-feira, 17 de julho de 2025, relatos de ações que ocorreram na Zona Sul da capital paulista, como nas proximidades da Avenida Presidente Tancredo Neves, na Avenida 23 de maio e na região de Osasco.
A Viação Anhanguera já tem ônibus com ataques, de acordo com os relatos que o Diário do Transporte recebeu nesta tarde.
O que chama a atenção é que o número só tem aumentado. A Artesp, que gerencia os ônibus intermunicipais, divulgou um novo balanço com cerca de 290 veículos depredados.
Entretanto, a capital paulista já tem quase 500 e os sistemas municipais no entorno aproximadamente 120. Os números podem estar subdimensionados, porque principalmente em relação aos ônibus municipais, as prefeituras não têm o mesmo controle que a SPTrans tem em São Paulo.
Há, portanto, uma subnotificação e no setor se estima que até mil ônibus possam ter sido alvos de depredação neste último mês.
Endereços de possíveis ataques a ônibus nesta quinta-feira (17):
– Avenida Presidente Tancredo Neves;
– Avenida 23 de Maio, próximo ao Centro Cultural;
– Rua do Boqueirão, no Jardim Previdência, próximo da Avenida Presidente Tancredo Neves;
– Rua Cipriano Barata, no bairro do Ipiranga.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte