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Raposo Tavares (SP-270) terá pedágio eletrônico por pórticos a partir de 1º de outubro


Sistema Siga Fácil substitui praças físicas em São Roque, Alumínio e Araçoiaba da Serra; investimentos de R$ 8,8 bilhões modernizarão toda a Rota Sorocabana

ALEXANDRE PELEGI

A partir de 1º de outubro de 2025, a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) inaugura uma nova fase de operação com o início da cobrança automática por meio de pórticos do sistema Siga Fácil, que substituirão as praças de pedágio em São Roque (km 47,6), Alumínio (km 79,1) e Araçoiaba da Serra (km 111,9).

O modelo elimina a necessidade de paradas obrigatórias, garante mais fluidez no tráfego, reduz emissões de poluentes e marca o início de um processo de modernização em toda a malha da Rota Sorocabana, concessionada ao grupo Motiva.

Investimentos e melhorias imediatas

Nos primeiros meses de contrato, a concessionária já recuperou mais de 360 quilômetros de faixas de rolamento, revitalizou placas e defensas metálicas, instalou mais de 2 mil tachas refletivas e realizou serviços de conservação, como roçada, drenagem e limpeza.

Essas obras geraram 1.100 empregos diretos e indiretos, preparando a rodovia para o novo sistema.

Como funcionará o pedágio eletrônico

Na Raposo Tavares, serão instalados cinco pórticos de monitoramento, sem cobrança, para acompanhar a fluidez do tráfego (kms 37, 58, 72, 95 e 101).

Já os pórticos de pedágio eletrônico funcionarão nos kms 48 (São Roque), 83 (Alumínio) e 111 (Araçoiaba da Serra).

Os valores foram redistribuídos por sentido

  • São Roque (km 48): de R$ 10,10 em um único sentido para R$ 5,05 em cada sentido;
  • Alumínio (km 83): de R$ 9,90 em um único sentido para R$ 4,95 em cada sentido;
  • Araçoiaba (km 111): mantém R$ 4,20 por sentido.

Descontos e isenções

  • Motoristas com tag eletrônica terão 5% de desconto básico e até 20% adicionais para uso frequente.
  • Quem não possuir tag poderá pagar em até 30 dias via site pedagiodigital.com, aplicativo CCR Rodovias ou WhatsApp, com opções de Pix e cartão.
  • Motocicletas terão isenção no sistema.

Fim das praças físicas

As atuais praças de pedágio serão desativadas e demolidas no prazo de até seis meses, consolidando um sistema mais moderno e sustentável.

Plano de longo prazo

Ao longo dos 30 anos de concessão, a Sorocabana prevê investir R$ 8,8 bilhões em um pacote de obras que inclui:

  • 68 km de duplicações e 40 km de marginais;
  • 24 km de ciclovias e 171 km de acostamentos;
  • 140 km de faixas adicionais;
  • 33 passarelas, 52 novas rotatórias e 26 pontes/viadutos;
  • 14 bases de atendimento ao usuário, com viaturas de resgate, guinchos, caminhões-pipa e UTIs móveis;
  • Cobertura 100% por câmeras (CFTV), fibra óptica e conectividade móvel (wi-fi, 3G, 4G e 5G).

Estima-se que os investimentos gerarão 70 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando 1,8 milhão de pessoas em 17 municípios do interior paulista.

Orientações ao usuário

O Governo de São Paulo disponibilizou o portal Siga Fácil, com mapa dos pórticos, opções de pagamento e canais de atendimento.

Informações específicas da Raposo Tavares podem ser consultadas no site da concessionária.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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