Publicado em: 24 de outubro de 2025

Aquisição foi feita pela empresa Raposo Tavares, do grupo Vida. Os veículos possuem ar-condicionado, Wi-Fi e suspensão pneumática
ADAMO BAZANI/ YURI SENA
Moradores das regiões de Taboão da Serra, Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra vão contar, nos próximos dias, com 10 ônibus zero quilômetro para linhas intermunicipais, gerenciadas pela Artesp, que substitui a EMTU. Os veículos foram comprados pela Viação Raposo Tavares, do grupo Vida (Viação Danúbio Azul), que integra o consórcio Intervias, correspondente à área 1 do sistema intermunicipal da região metropolitana de São Paulo. Os 10 veículos são o modelo Caio Apache VIP 5 chassis OF1726L da Mercedes-Benz.
Os motores já seguem a nova padronização Euro 6, de redução de emissões e poluentes, que podem diminuir em 75% os níveis de gases lançados na atmosfera. Cada veículo tem 13,2 metros de comprimento e, segundo o representante da Caio, Gildo Vendramini, são dotados de itens de conforto e acessibilidade, como ar-condicionado, suspensão pneumática, que reduz impactos do solo, Wi-Fi, USB, acessibilidade por elevadores e vidros com proteção ultravioleta do solo.
As entregas serão feitas gradativamente e os veículos entram em operação após a instalação da parte elétrica e validadores e a aprovação e vistoria por parte da Artesp.
Como já havia mostrado o Diário do Transporte, nesta quinta-feira, outra região da Grande São Paulo a receber ônibus intermunicipais 0 km com ar-condicionado é Guarulhos. Nesta área operacional, a empresa Vila Galvão adquiriu 50 unidades para trajetos que integram o consórcio do qual faz parte.
Relembre:
Linhas intermunicipais de Guarulhos vão receber 50 ônibus 0 km com ar-condicionado e suspensão pneumática da Caio pela Vila Galvão
Confira mais fotos:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Yuri Sena para o Diário do Transporte


