Publicado em: 10 de janeiro de 2026

Já as novas solicitações, para quem não tem ainda o cartão, serão somente a partir de fevereiro
ADAMO BAZANI
Começa nesta segunda-feira, 12 de janeiro de 2026, o prazo para os alunos do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que usam o sistema de transportes municipais de Belo Horizonte pedirem a renovação do Passe Livre Estudantil.
As solicitações vão até 1º de fevereiro de 2026 e devem ser feitas exclusivamente pelo site da prefeitura:
Para quem ainda não possui o cartão e vai fazer o pedido pela primeira vez, devem aguardar fevereiro. Neste caso, os procedimentos devem ser feitos entre: 02 de fevereiro e 08 de março de 2026.
A prefeitura alerta que, mesmo que o aluno não mude de escola ou casa, é necessário solicitar a renovação do benefício.
Na hora de fazer o pedido pela internet, o aluno deve enviar imagens do RG e CPF do estudante, comprovante de matrícula, comprovante de residência e CPF do responsável (no caso de estudantes menores de 16 anos). No caso de estudantes da rede privada, o benefício é concedido apenas àqueles que contam com bolsa integral, sendo necessário incluir também o documento de comprovação.
O Auxílio de Transporte Escolar ou Passe Livre Estudantil é destinado aos estudantes regularmente matriculados em instituições situadas em Belo Horizonte, que residam a distâncias superiores a 1 quilômetro das respectivas unidades escolares. A intenção do município é reduzir a evasão escolar.
O benefício equivale a 100% do valor da tarifa no percurso ida e volta entre a residência e a escola do estudante. Somente é válido para o serviço de transporte público coletivo de passageiros do Município de Belo Horizonte, ou seja, pelo cartão BHBus. Estudantes cujas famílias sejam beneficiárias de programas sociais, em situação de vulnerabilidade atestada por órgãos competentes possuem preferência na concessão do auxílio.
Veja o passo a passo:
PASSE LIVRE ESTUDANTIL 2026 |
1º passo – CadastramentoNo sistema passeestudantil.pbh.gov.br realize a Renovação (para quem já é beneficiário do programa) ou a Inscrição (para novos beneficiários). Recadastramento e envio da documentação: de 12/1/2026 a 1º/2/2026
2º passo – Análise da documentaçãoAnálise técnica dos documentos enviados pelos solicitantes. Lembrando que para essa etapa ser feita de forma rápida, o estudante tem que conferir se enviou todos os documentos de forma correta e legível, dentro dos critérios disponibilizados no Manual do Usuário, disponível no site Passe Livre Estudantil. 3º passo – Análise dos trajetos e tarifasA Subsecretaria de Mobilidade Urbana confere os endereços informados pelo estudante para avaliar o trajeto das linhas disponíveis para atender esse deslocamento, além dos valores das tarifas.
4º passo – RetornoOrientação ao estudante sobre a confecção do cartão BHBus Benefício Estudantil.
IMPORTANTE! É importante que o estudante verifique o e-mail informado no momento da inscrição pois ele é o principal canal de comunicação entre a equipe do Passe Livre e o solicitante. |
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


