O UFC 310 marcará o retorno de um dos sobrenomes mais importantes da história do MMA ao maior palco do esporte na atualidade. Após quase dois anos de ausência, Kron Gracie está de volta ao octógono para enfrentar Bryce Mitchell no card principal do evento que acontece na T-Mobile Arena, em Las Vegas, neste sábado (7).
Mas por que o sobrenome Gracie carrega tanto peso?
Se você faz parte do mundo do MMA e da luta em geral, com certeza já ouviu falar na família Gracie. Carlos Gracie e Hélio Gracie, os patriarcas, são considerados os pais do jiu-jitsu no Brasil e os responsáveis por criarem um estilo de luta que é ensinado e treinado pelos melhores lutadores do mundo até hoje.
A conexão com o grande público, porém, veio no final dos anos 90, quando a família revolucionou o mundo das artes marciais. Rorion Gracie, ao lado de Art Davie, foi o responsável por criar o The Ultimate Fighting Championship, que posteriormente seria rebatizado para UFC 1 e que deu o pontapé inicial para a maior organização de MMA no planeta.
À época, o evento era um torneio em que os lutadores faziam até três lutas no mesmo dia em busca do título. E logo no UFC 1 começou a lenda da família Gracie.
Royce Gracie, principal expoente da família, venceu o torneio após ganhar as três lutas por finalização. No UFC 2, ele repetiu o feito, dessa vez em quatro lutas e conquistou o título outra vez.
No 3º evento, abandonou o torneio após passar mal depois da primeira vitória. No UFC 4, voltou a conquistar o título com três finalizações.
No UFC 5, fez um dos maiores combates da história da organização. Uma superluta valendo o título com Ken Shamrock, quem ele já havia finalizado no UFC 1, só terminaria em caso de finalização ou nocaute. Os dois lutaram por 36 minutos ininterruptos, sem descanso entre rounds, até ser declarado um empate.
Ao todo, Royce terminou com 11 vitórias, um empate e só uma derrota no UFC. Além dele, outros quatro representantes da família já subiram ao octógono mais famoso do mundo.
Rolles Gracie fez apenas uma apresentação e foi derrotado. Renzo Grace, com 43 anos, fez uma única luta contra Matt Hughes e acabou nocauteado.
Roger Gracie, considerado por muitos o maior nome da história do jiu-jitsu esportivo, também tentou sua sorte em 2013, mas foi derrotado por decisão unânime para Tim Kennedy.
E, por fim, Kron Gracie fará sua quarta luta no UFC 310. Até aqui, ele tem uma vitória e duas derrotas.