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Ribeirão Preto (SP) terá a partir da próxima segunda (04) ônibus elétricos da Ankai em operação


Modelo para carrocerias de, em média, 12 metros, possui 250 km de autonomia nas baterias, de acordo com a fabricante

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

A cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, vai contar, a partir da próxima segunda-feira, 04 de agosto de 2025, com quatro ônibus elétricos a bateria da marca chinesa Ankai em circulação.

Duas unidades são para a empresa Rápido d’Oeste e duas para a Transcorp, concessionárias do serviço municipal.

De acordo com a fabricante, os coletivos do modelo OE-12 são configurados para carrocerias de, em média, 12 metros de comprimento e capacidade que varia entre 70 e 90 passageiros, dependendo da configuração interna e do comprimento total máximo pedido pelo operador.

Vale ressaltar que tanto o chassi quanto a carroceria, além dos motores e do equipamento de tração elétrica, são produzidos pela própria Ankai.

Os veículos seguem o conceito monobloco, o que ainda, segundo a fabricante, é uma garantia a mais de conforto, silêncio e estabilidade, uma vez que estruturas desse tipo acabam sendo, nos dias de hoje, mais resistentes e, ao mesmo tempo, flexíveis, provocando assim uma ampliação do conforto, tanto em relação à ruídos quanto à vibração transmitida do solo para o salão interno.

Além disso, atualmente, estruturas de monobloco acabam sendo entre 20% e 30% mais leves, o que também pode reduzir os custos, tanto de manutenção quanto de operação.

As baterias de lítio, com autonomia de cerca de 250 km segundo a Ankai, permitem que o perfil de operação urbana seja plenamente atendido.

Cada concessionária providenciou um carregador capaz de atender simultaneamente aos dois ônibus. O tempo de recarga pode variar entre duas e quatro horas.

Novas aquisições de elétricos para o sistema de Ribeirão Preto são estudadas para que, gradativamente, uma frota menos poluente avance com a implantação da infraestrutura necessária.

Abaixo, veja as características principais do modelo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Vinícius de Oliveira





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