Publicado em: 11 de julho de 2025
Bilhete digital passa a ser obrigatório em agosto
ARTHUR FERRARI
Começou a funcionar nesta sexta-feira (11), no Planetário da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro (RJ), o novo Super Posto do Jaé, sistema de bilhetagem digital da cidade. Com atendimento das 7h às 19h, a unidade eleva para 18 o número total de locais físicos disponíveis para cadastramento e retirada do cartão, facilitando o acesso dos usuários ao serviço em uma das regiões com maior demanda reprimida.
A inauguração do posto contou com a presença do vice-prefeito Eduardo Cavaliere e da secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio. Segundo Cavaliere, “o Super Posto do Planetário vai ajudar a desafogar o atendimento na Zona Sul, que ainda era o principal gargalo. Já alcançamos quase 40% das viagens diárias feitas pelo Jaé, e nesta semana passamos de um milhão de viagens por dia. Esses números mostram a adesão dos cariocas e a importância dessa transformação”.
Desde o mês anterior, a prefeitura intensificou a operação em todos os pontos de atendimento do Jaé, ampliando o horário de funcionamento para o atual período das 7h às 19h. Além da nova unidade na Gávea, outros quatro Super Postos com maior capacidade foram abertos na Cidade Nova, Engenho de Dentro, Campo Grande e Deodoro.
A secretária Maína Celidonio destacou a estratégia para atender ao aumento na procura: “A gente está sempre respondendo à demanda da população. Agradecemos muito a adesão ao Jaé. Vimos que a loja de Botafogo estava acima da capacidade, então abrimos o Super Posto no Planetário, que é um lugar super confortável e amplo para a população. Temos uma sala para o público 80+, outra sala para o público geral, e temos certeza de que aqui vamos atender com muita qualidade”.
Dois novos postos foram incluídos à rede: um exclusivo para gratuidades no Shopping dos Peixinhos, em Madureira, e outro na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. O Terminal Paulo da Portela segue atendendo o público em geral. Em Botafogo, o ponto foi transferido para a Rua Dona Mariana, com espaço ampliado.
A partir de 2 de agosto, o uso do Jaé será obrigatório para todos os usuários do transporte público municipal, incluindo quem utiliza vale-transporte. Empresas empregadoras devem entrar em contato com a operadora do sistema para garantir a habilitação do benefício a seus funcionários.
Usuários também podem realizar o cadastro pelo aplicativo, ativar o cartão digital no celular ou solicitar a entrega domiciliar do cartão físico. Para idosos, a entrega é gratuita.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte