Publicado em: 23 de dezembro de 2024
Novo terminal possui uma área de 18,3 mil metros quadrados, 61 vezes maior que a antiga estação, que contava com apenas 300 metros quadrados
YURI SENA
A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou nesta segunda-feira, 23 de dezembro, o Terminal BRT Curral Falso, o maior do corredor Transoeste.
Com uma área de 18,3 mil metros quadrados, o novo terminal é 61 vezes maior do que a antiga estação, que contava com apenas 300 metros quadrados.
A obra, que integra a revitalização do corredor Transoeste, foi conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.
O terminal oferece integração entre ônibus regulares e vans vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo. Ele é o quarto terminal reformado e ampliado em 2024, sucedendo às entregas de Magarça, em março; Mato Alto, em maio; e Pingo D’Água, em julho.
Desde setembro, o Terminal Curral Falso opera gradualmente com a linha 15 (Terminal Curral Falso x Alvorada – Expresso), que circula nos horários de pico, em dias úteis, com saídas a cada 10 minutos.
Com a inauguração oficial, outras linhas do BRT foram integradas ao terminal:
- 10: Santa Cruz x Alvorada (Expresso)
- 17: Santa Cruz x Campo Grande (Expresso)
- 20: Santa Cruz x Salvador Allende (Expresso)
- 11: Santa Cruz x Alvorada (parador).
Além disso, o terminal passou a ser atendido por sete linhas regulares de ônibus, incluindo conexões com bairros como Pedra de Guaratiba, Cesarão, Jesuítas e Sepetiba, e agora conta com dois pontos finais: as linhas 807 (Jesuítas x Terminal Curral Falso) e 804 (Campo Grande x Terminal Curral Falso).
A revitalização trouxe diversas melhorias à infraestrutura local, incluindo a construção de um bicicletário com 400 vagas e uma passarela de acesso.
Também foram realizadas intervenções nos sistemas viários e de drenagem em uma área de quase 2 mil metros quadrados, abrangendo vias importantes como a Avenida Cesário de Melo, Estrada de Sepetiba e Rua Felipe Cardoso.
A obra utilizou cerca de 150 toneladas de aço, 400 toneladas de estrutura metálica e mais de 2 mil metros de tubulação para drenagem pluvial. O bicicletário foi construído com o uso de cobogós, elemento tradicional da arquitetura brasileira, somando cerca de 10 mil peças.
Com um investimento de mais de R$ 180 milhões, a revitalização dos terminais do BRT no corredor Transoeste busca proporcionar mais conforto e eficiência para os usuários que utilizam o transporte público entre bairros como Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.
Serviço
Linhas do BRT
15 (Terminal Curral Falso x Alvorada – Expresso) – 4h às 9h e 17h às 20h
10 (Santa Cruz x Alvorada -Expresso) – 4h até 0h
17 (Santa Cruz x Campo Grande -Expresso) – 24h
20 (Santa Cruz x Salvador Allende – Expresso) – somente horário de pico
11 (Santa Cruz x Alvorada – parador) – 22h às 4h
Linhas de ônibus que passam no terminal
388 (Santa Cruz x Candelária)
759 (Cesarão x Coelho)
SP759 (Cesarão x Terminal Deodoro)
885 (Terminao Mato Alto Santa
871 (Terminal Pingo D’Água x Cesarão).
Linhas de ônibus que fazem ponto final no terminal
807 (Jesuítas x Terminal Curral Falso)
804 (Campo Grande x Terminal Curral Falso)
Yuri Sena, para o Diário do Transporte