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Rio de Janeiro lança chamada pública para tecnologias desviarem rotas de ônibus e avisarem à população em casos de eventos climáticos extremos


Com recursos da Iniciativa Alemã de Proteção do Clima, projeto também quer selecionar ferramentas para melhorar a eficiência energética, ambiental e operacional das faixas exclusivas de ônibus

ADAMO BAZANI

O problema é antigo em praticamente todas as cidades brasileiras. Basta chover ou ventar um pouco mais forte que logo os cidadãos sentem os efeitos de enchentes e alagamentos (que são coisas diferentes), quedas de árvores e muito transtorno, inclusive no ir e vir.

Entre os serviços afetados estão os de transportes coletivos: além de linhas de trens e metrôs paralisadas, ônibus ilhados, sem saber para onde desviar, quando não são até tomados e arrastados pelas águas são situações comuns.

Mas em época de tecnologia e IA (Inteligência Artificial) será que, ao menos enquanto não se resolvem os problemas estruturais, dá para minimizar os impactos aos cidadãos e fazer uma gestão melhor da mobilidade?

Sim, dá.

E buscando alternativas para isso, a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, uma chamada pública para selecionar ideias e tecnologias de gestão que podem, nestas ocasiões de eventos climáticos, atuar em rotas de ônibus e avisarem à população.

O projeto é denominado “Desafio COR”, do COR (Centro de Operações e Resiliência), da prefeitura do Rio de Janeiro e, com recursos da IKI (Iniciativa Alemã de Proteção do Clima), também quer selecionar ferramentas para melhorar a eficiência energética, ambiental e operacional das faixas exclusivas de ônibus.

A edição 2025/2026 tem apoio da Moovit e OnBus.

Segundo a chamada publicada oficialmente nesta sexta-feira (12), startups e demais interessados podem se inscrever até 10 de fevereiro de 2026 em

Em nota, a gestão pública detalha os principais aspectos da Chamada Pública – veja abaixo da imagem da publicação oficial:

Diante dos crescentes desafios impostos por eventos climáticos severos que impactam diretamente a mobilidade urbana, o Centro de Operações e Resiliência (COR) da Prefeitura do Rio de Janeiro lança a 8ª edição do Desafio COR. Essa edição é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), viabilizada pelo projeto ACCESS, por meio de recursos da Iniciativa Alemã de Proteção do Clima (IKI), que atua para fomentar o uso de tecnologias digitais de ponta e soluções baseadas em dados para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a mobilidade urbana. O Desafio COR conta ainda com apoio institucional das empresas Moovit e OnBus.

Com o tema “Transporte Público e Eventos Climáticos Extremos”, as equipes irão propor soluções para ampliar as ferramentas de gestão e de comunicação com a população da cidade para lidar com os impactos de eventos extremos. As equipes deverão propor soluções para ao menos um dos desafios específicos a seguir:

  • Como monitorar, em tempo real, desvios de rota no Sistema de Transporte Público por Ônibus (SPPO) da cidade e identificar padrões que possam indicar a existência de ocorrências, emitindo alertas automáticos contendo informações sobre as linhas, serviços e localidades impactadas?
  • Como reconhecer padrões de desvios de rotas durante eventos meteorológicos adversos e estimar o número de pontos de ônibus e pessoas impactadas, combinando dados históricos da cidade?
  • Como desenvolver uma solução digital integrada para monitorar, analisar e comunicar a eficiência energética, ambiental e operacional das faixas exclusivas do SPPO, além de estimar de forma preditiva os gastos energéticos em diferentes períodos, subsidiando ações de gestão e otimização da operação?

ETAPAS

O processo será dividido em etapas imersivas e práticas, projetadas para acelerar o desenvolvimento de soluções.

  1. Ideação (março/26) – esta é a abertura do Desafio, quando os grupos fazem uma imersão sobre as funções e as formas de atuação do COR, da SMTR, e ainda assistem a apresentações técnicas relacionadas a mobilidade na cidade. Ao longo deste período de ideação, os grupos contam com apoio de mentores especializados em programas de inovação, com apoio da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), além de especialistas COR e da SMTR. Ao final da fase as equipes apresentam suas soluções, ainda na forma de ideia, à um banca de avaliação (Pitch Day), sendo as melhor avaliadas convidadas para a fase de aceleração.
  2. Aceleração (abril a maio/26) – neste período os grupos irão tirar as ideias já validadas pela banca de avaliação e desenvolverão um protótipo da solução proposta. Para isso, terão acesso a um pacote de recursos, incluindo especialistas do COR e da SMTR, consultores de dados, e a mentoria oferecida pela ABMEN para desenvolver a solução pensando no mercado. As equipes apresentarão seus protótipos para uma nova banca de avaliação.
  3. Incubação (a partir de junho)  – esta fase reservará para a(s) equipe(s) convidadas alguns meses para ajustar questões pendentes na etapa de desenvolvimento de MVP. Caso a solução atinja os critérios de maturidade operacional necessários, será integrada diretamente às operações do COR e da SMTR. O grupo possui o período de até 22 meses para utilizar o networking das instituições organizadoras deste “Desafio COR” e o espaço do COR, para aprimorar e apresentar comercialmente suas soluções para o mercado privado.

Se a sua startup tem o potencial para revolucionar a mobilidade urbana do Rio de Janeiro e torná-la mais resiliente diante dos desafios climáticos, não perca esta oportunidade de deixar um legado. Inscreva-se no VIII Desafio COR e ajude a construir o futuro mais seguro e inteligente para milhões de cariocas.

As inscrições estão abertas até o dia 10/02/2026.

Inscreva-se aqui: 

SOBRE O COR

O COR é o principal centro de tecnologia, inovação e inteligência urbana da América Latina. A estrutura pioneira é referência nacional e internacional em Smart Cities, reunindo profissionais de órgãos municipais, estaduais e concessionárias de serviços públicos que atuam 24 horas para monitorar e integrar ações de planejamento e de pronta resposta da Prefeitura do Rio de Janeiro a ocorrências e riscos que possam impactar a rotina da cidade.

SOBRE A SMTR

A Secretaria Municipal de Transportes é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por promover a melhoria da qualidade dos transportes públicos de passageiros, visando mais segurança e conforto para a população. A SMTR regulamenta os seguintes modais de transporte: ônibus convencionais e especiais; táxis; vans do Sistema de Transporte Público Local (STPL) e do Transporte Especial Complementar (TEC); Serviço de Transporte de Passageiro Complementar Comunitário (STPC), conhecido como “cabritinho”; transporte escolar; e fretamento de passageiros.

SOBRE O ITDP

Fundado em 1985 nos Estados Unidos por ativistas pró-mobilidade sustentável, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) é uma organização sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo, concentrando esforços para garantir o acesso à cidade, reduzir emissões de carbono e a desigualdade social. A organização, que atua mundialmente há 40 anos e há 16 no Brasil, trabalha em conjunto com governos e organizações da sociedade civil para apoiar, desenvolver e ampliar políticas de transporte sustentável, além de identificar, documentar e disseminar boas práticas relacionadas a planejamento urbano e de transportes.

Visando contribuir para o desenvolvimento de alternativas mais sustentáveis nas cidades brasileiras, o ITDP Brasil está liderando o projeto ACCESS (em português, ACESSO), coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A iniciativa é financiada pela Iniciativa Alemã de Proteção do Clima (IKI) que atua para fomentar o uso de tecnologias digitais de ponta e soluções baseadas em dados para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a mobilidade na região mais urbanizada do mundo — a América Latina.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco pelo e-mail [email protected]

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

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