A presença de uma massa de ar quente e úmida, combinada com a aproximação e o deslocamento de uma nova frente fria, vai causar fortes chuvas no Rio Grande do Sul a partir da madrugada de quarta-feira (7/5) para quinta-feira (8/5), e com potencial para se intensificar ao longo de sexta-feira (9/5). Os volumes serão altos em curtos intervalos de tempo, e há chance de queda de granizo, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A região da Campanha e os municípios do entorno devem ser as áreas mais atingidas pelas chuvas, conforme indica o aviso vermelho de “grande perigo para tempestade”, publicado pelo instituto.
O alerta informa que a chuva deve ser superior a 60 milímetros em uma hora ou maior que 100 milímetros em um dia, com ventos superiores a 100 km por hora e queda de granizo.
“Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”.
As áreas mais suscetíveis são: o sudoeste, sudeste, noroeste, centro-ocidental e centro-oriental do Rio Grande do Sul.
Outras áreas do Estado, como o centro, oeste, noroeste, sudeste e a Região Metropolitana de Porto Alegre, também estão sob aviso de tempestade, mas com grau de severidade menor, com chuvas entre quarta e sexta-feira.
A Metsul Meteorologia alerta que o cenário de chuvas fortes em um curto período de tempo pode gerar possíveis inundações, pontos de alagamentos e rápida elevação de cursos pequenos d´água como arroios e córregos. A empresa destaca os rios Quaraí, Santa Maria, Ibirapuitã, Vacacaí, Vacacaí Mirim e Ibicuí como pontos de atenção para cheias.

Alerta vermelho de tempestade no RS — Foto: Inmet