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Rio Preto (SP) estuda adoção de frota de ônibus 100% movida a biometano


Foto: Mateus da Silva Cavalheiro/Ônibus Brasil

Prefeitura e concessionárias do transporte iniciam estudos para substituir veículos a diesel por alternativa renovável

ARTHUR FERRARI

A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) iniciou tratativas para que toda a frota de ônibus urbanos da cidade passe a operar com biometano, combustível renovável produzido a partir de resíduos da cana-de-açúcar. A proposta foi discutida em reunião entre o prefeito Coronel Fábio Candido, representantes das viações Circular Santa Luzia e Expresso Itamarati e o secretário de Trânsito e Transportes, Ederson Merighi Pinha.

O biometano, além de reduzir significativamente a emissão de poluentes, tem custo mais competitivo em comparação ao diesel, o que pode contribuir para a sustentabilidade financeira do sistema de transporte coletivo. Durante o encontro, foram debatidos aspectos técnicos, econômicos e ambientais da substituição gradativa da frota.

“Estamos iniciando um processo histórico. Rio Preto tem vocação para ser referência em energia limpa e sustentável, e a adoção do biometano na frota de ônibus é um passo concreto nessa direção. Isso significa cuidar do meio ambiente, reduzir custos e garantir um transporte mais moderno e eficiente para a população”, afirmou o prefeito Coronel Fábio Candido.

A iniciativa dá continuidade a negociações com a Necta Gás Natural, que anunciou investimento de até R$ 4,2 bilhões na região noroeste paulista. O projeto inclui a instalação de uma unidade em Rio Preto, com aporte inicial de R$ 20 milhões, capaz de atender 15 mil residências e 600 estabelecimentos comerciais, além de fornecer combustível para a conversão da frota municipal.

Segundo a administração municipal, a proposta está integrada ao programa Smart Rio Preto, que busca implementar tecnologias limpas e soluções sustentáveis para a gestão urbana. O cronograma de estudos e projetos-piloto deverá ser definido nos próximos meses, com previsão de início da substituição gradual dos ônibus a diesel já no começo do próximo ano.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte



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