Publicado em: 25 de junho de 2025
Em resposta às críticas do prefeito do Rio de Janeiro, empresa se posiciona sobre a saída da bilhetagem municipal, aponta falhas na gestão do Jaé e reafirma compromisso com o cidadão fluminense, sugerindo desqualificação indevida por parte do governo municipal
ALEXANDRE PELEGI
O Grupo Riocard Mais divulgou um comunicado que se configura como uma resposta direta e contundente às “desqualificações” sofridas por parte do governo municipal, defendendo sua trajetória de mais de duas décadas no sistema de bilhetagem eletrônica do Rio de Janeiro. A iniciativa da Riocard surge após o prefeito Eduardo Paes ter, em vídeo divulgado nas redes sociais, criticado abertamente a Riocard Mais, referindo-se a ela como a “famosa caixa preta das empresas de ônibus do Rio de Janeiro“. Paes afirmou que, com a Riocard, “é a raposa cuidando do galinheiro“, onde as empresas arrecadam e definem quanto a prefeitura ou o governo deve pagar de subsídio.
No comunicado a Riocard Mais explica que em maio de 2022 tomou a decisão empresarial de se retirar da operação no município, optando por não participar da licitação para possibilitar a implementação de subsídios aos passageiros do sistema de ônibus municipal. A empresa afirma ter “assimilado a mudança” e compreendido que a implementação de um modelo de subsídio tarifário era uma “necessidade social inadiável“.
No entanto, diz a nota, a Riocard Mais tem acompanhado os “desafios” na implementação do sistema Jaé, que, segundo a empresa, “têm gerado impactos significativos para a população e prejudicado o dia a dia de quem contava com um sistema integrado de bilhetagem“. As críticas da Riocard Mais à implementação do Jaé incluem, dentre outras, a escolha, via licitação, de uma empresa sem a qualificação e experiência necessárias para um projeto de tamanha complexidade, e a falta de condições financeiras da contratada.
O prefeito Eduardo Paes, nas críticas que fez em vídeo, reiterou que a criação do Jaé marca o “fim da caixa preta” e que, a partir de agora, “a prefeitura, ou seja, você que vai controlar“. Ele enfatizou que “acabou pros empresários de ônibus” e que “o tempo inteiro deixou claro o tamanho da briga contra, né, os interesses desses empresários, dessa caixa preta que dominava o Riocard“. Paes celebrou o Jaé como um “sistema público transparente e auditável“, afirmando que “essa virada do sistema” para a saída da “caixa preta” tinha prazos definitivos para julho e agosto.
No comunicado divulgado nesta quarta-feira, 25 de junho de 2025, a Riocard Mais destaca sua credibilidade construída em mais de duas décadas, atuando com eficiência comprovada e viabilizando importantes políticas públicas de benefícios tarifários. A empresa afirma que antes de sua saída, o modelo anterior atendia a todos os modais de transporte – incluindo trens, metrô, barcas, VLT, vans, “cabritinhos” e ônibus intermunicipais e municipais –, viabilizando políticas públicas federais, estaduais e municipais. E salienta que o cidadão, “habituado à eficiência e previsibilidade da Riocard, ainda enfrenta dificuldades com a nova operação“.
A empresa reafirma que possui “total capacidade de operar sob o mesmo modelo proposto pela Prefeitura“, submetendo-se à mesma auditoria da nova contratada, mas com “custos significativamente menores e menos transtornos“. A Riocard acusa o governo municipal de, “em vez de desqualificar a atuação da Riocard para esconder falhas históricas e atuais, deveria valorizar uma empresa sediada e gerida no Rio – e não em São Paulo“. A empresa emprega mais de 600 colaboradores e é “reconhecida nacional e internacionalmente pela eficiência e inovação, com dezenas de prêmios conquistados“.
Desde maio de 2022, no âmbito de um acordo judicial para a implementação do subsídio, a Riocard Mais informa que tem disponibilizado à Prefeitura “todas as informações exigidas para o planejamento de transporte, com transparência e colaboração permanente“. A empresa conclui reafirmando que “mobilidade de qualidade é um direito do cidadão e um pilar essencial para o desenvolvimento social“, e se mantém à disposição para colaborar na construção de um sistema de pagamento de transportes “cada vez mais inclusivo, eficiente e transparente“. A população, segundo a nota, “sabe que a Riocard representa um ativo valioso“, e sua experiência “pode ser um diferencial crucial para a cidade“.
Leia a nota da Riocard Mais na íntegra:
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes