Publicado em: 1 de julho de 2025
Viagens curtas para cidades turísticas do estado lideram a preferência dos cariocas entre os dias 29 de junho e 8 de julho
YURI SENA
A Rodoviária do Rio se prepara para receber um grande volume de passageiros em razão do feriado municipal decretado para o dia 7 de julho de 2025, por conta da reunião do BRICS.
Entre os dias 29 de junho e 8 de julho, são esperados 194.021 passageiros circulando pelo terminal entre embarques e desembarques.
Para atender à demanda, a operação contará com 5.706 ônibus, sendo 822 veículos extras programados especialmente para o ponto facultativo de sexta-feira, 4 de julho, que deverá ser o dia de maior movimento de saída, com cerca de 20 mil embarques.
As viagens curtas dominam a preferência do público, com destaque para destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro. Cidades da região serrana, como Petrópolis – impulsionada pela tradicional Bauernfest –, Teresópolis e Nova Friburgo, além do Vale do Café, Costa Verde e Costa do Sol, estão entre os locais mais procurados.
O retorno à capital deve ter seu pico na segunda-feira, 7 de julho, com a previsão de 25.100 passageiros desembarcando na Rodoviária do Rio, o que reforça o potencial do turismo regional mesmo em feriados restritos à cidade. “Apostamos em um fluxo expressivo mesmo sendo um feriado restrito à cidade do Rio. As pessoas aproveitam a folga para escapadas rápidas e econômicas”, afirma Roberta Faria, diretora geral da concessionária responsável pelo terminal.
Para evitar imprevistos, os passageiros são orientados a chegar com pelo menos uma hora de antecedência ao horário do embarque.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte