Publicado em: 15 de fevereiro de 2025
Administração pública informa que apenas 22 dos 50 ônibus estavam rodando; atualmente, 45 ônibus estão em circulação na cidade
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de Rondonópolis (MT) divulgou resultados da política de recuperação da frota do transporte de ônibus municipais da Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC).
Em nota oficial, divulgada nessa sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, a administração pública informa que no início do ano a frota operava com apenas 22 dos 50 ônibus disponíveis, o que comprometia o atendimento e causava alterações nas linhas e falhas nos horários. Atualmente, 45 ônibus estão em circulação na cidade.
O coordenador técnico da AMTC, Paulo Sérgio, explica foi montada uma ação rápida para recuperar a frota e possibilitar o retorno dos veículos ao transporte público. “Com empenho de toda a equipe, em menos de 40 dias conseguimos colocar mais de 40 ônibus em circulação”, destacou Paulo Sérgio.
A equipe encontrou veículos parados há mais de oito meses devido à falta de manutenção, incluindo a falta de pneus, compressores de ar, câmbios, para-brisas e volantes.
A meta da Prefeitura é colocar 100% da frota em operação nos próximos dias. A manutenção preventiva está sendo realizada a cada 5 mil quilômetros, com revisão completa dos ônibus.
Em 1º de fevereiro de 2024, o transporte coletivo do município começou a ser operado em sua totalidade pela Autarquia Municipal (AMTC). À época, a anterior gestão da prefeitura informava que a assunção de todo o serviço de transporte resultara do término do contrato com a Cidade de Pedra, antiga concessionária. “A AMTC passa a comandar e operar todo o sistema de transporte coletivo de cidade, que foi preparado para oferecer um serviço de qualidade para os usuários. Com uma frota renovada, que conta com 50 veículos, os passageiros agora fazem as viagens em poltronas confortáveis e com ar condicionado”, informava a nota na ocasião.
Como mostrou o Diário do Transporte há cerca de um mês, a nova gestão da AMTC cancelou a licitação para serviços de manutenção preventiva e corretiva em ônibus. Segundo informou a autarquia, a anulação do processo licitatório e a publicação de um novo edital indicavam a necessidade de ajustes para garantir a lisura e a competitividade do certame, visando a contratação da empresa que pudesse oferecer o melhor serviço para a manutenção da frota de ônibus da cidade.
Segundo o prefeito Cláudio Ferreira, a garagem improvisada pela gestão anterior apresentava diversas irregularidades, incluindo um tanque de combustível em desacordo com a legislação e um lava-jato precário que causava poluição ambiental. Além disso, dos 50 ônibus adquiridos pela gestão anterior, menos de 30 estavam em operação. “Apesar do sistema estar em operação, precisa melhorar muito, inclusive muitos ônibus novos estão ficando sucateados por falta de manutenção”, afirmou o prefeito em visita à garagem. Relembre:
Rondonópolis (MT) cancela licitação para manutenção de ônibus e prepara novo edital
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes