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Rota Sustentável COP 30 registra redução de 99% nas emissões de gases de efeito estufa nos testes com biocombustível 100% em motores Mercedes-Benz Euro 6


Quando examinado o ciclo completo do “poço à roda”, que considera da produção do biocombustível até seu uso, os dados preliminares apontaram uma redução de cerca de 65% nas emissões de CO2 equivalente

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel, coletaram dados expressivos nos testes comparativos para avaliação de biocombustível 100% em motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6. A chamada “Rota Sustentável COP 30” percorreu mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras, partindo de Passo Fundo (RS) e chegando em Belém (PA), sede da COP30.

O objetivo dessa ação é, em caráter experimental, comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que equipam dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 e dois ônibus O 500 RSDD 8×2 abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant.

De acordo com cálculos preliminares realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que realizou as medições de acordo com protocolos técnicos robustos, transparentes e auditáveis, ao final da caravana foram reduzidas em aproximadamente 99% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na avaliação com biocombustível 100% em motores Euro 6 dentro do conceito do “tanque à roda”. Isso acontece porque o biocombustível utilizado, produzido a partir de fontes renováveis como o óleo de soja, já absorveu CO2e da atmosfera durante o seu cultivo. Ou seja, o que foi emitido pelo veículo ao rodar foi praticamente compensado pelo que a planta retirou do ar antes de virar combustível.

Examinando o ciclo completo do “poço à roda”, que considera da produção do combustível até seu uso, os dados preliminares apontaram uma redução de cerca de 65% nas emissões de CO2e.

“É importante ressaltar que o porcentual de redução de cerca de 65% nas emissões de CO2e só não é maior porque o Brasil já utiliza B15 como combustível comercial”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso significa que o veículo abastecido com Be8 BeVant® deixará de emitir aproximadamente 532 toneladas de CO2e se rodar os 700 mil quilômetros, conforme previsto na norma Proconve P8 (Euro 6)”.

“Essa avaliação é muito significativa para a Mercedes-Benz e para a Be8 porque promoveu análises em operação real com caminhões e ônibus lastreados percorrendo estradas brasileiras, utilizando um biocombustível alternativo que é uma solução de curto prazo para a descarbonização do nosso setor de transporte de cargas de passageiros”, diz Luiz Carlos Moraes. “Um projeto arrojado, que uniu duas empresas que têm envolvimento e um compromisso sólido com a descarbonização do transporte”.

“Esta foi uma jornada feita com precisão em planejamento e excelência em realização. O objetivo de demonstrar o Be8 BeVant® como solução de descarbonização para o agora foi plenamente atingido, levando reconhecimento e respeito por cada estrada e cada posto que passamos”, destaca Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.

“Os resultados são muito importantes: o desempenho foi semelhante em consumo e potência, com a diferença de que as emissões do Be8 BeVant® são menores. Isso confirma que o novo biocombustível representa uma solução imediata e acessível para as transportadoras de cargas e de pessoas no Brasil“, diz Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.

Além dos 4 mil quilômetros dos testes comparativos, a parceria da Mercedes-Benz com a Be8 inclui também a exposição do Actros Evolution 2553 6×2 abastecido com BeVant no estande da Be8 na Green Zone, área de atividades da COP30. Assim, durante os dias do evento, de 10 a 21 de novembro, essa solução será apresentada a autoridades, especialistas, visitantes e mídia internacional.

Instituto Mauá de Tecnologia realizou as medições de CO2e

Durante os testes da “Rota Sustentável COP30”, as medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant® e o diesel B15 dos quatro veículos ficaram a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São Paulo, entidade que é referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica.

Os cálculos comparativos de emissões de CO2e foram suportados por parâmetros técnicos robustos, transparentes e auditáveis, que mensuraram os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant®, alinhado às melhores práticas internacionais de análise de ciclo de vida e inventários corporativos de emissões.

A proposta metodológica seguiu padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064) e utilizou dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, o que garantiu rastreabilidade e comparabilidade dos resultados. O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis.

“A participação do Instituto Mauá de Tecnologia na Rota Sustentável da COP 30 mostra a importância da aplicação prática de nossa expertise em ensaios veiculares e avaliação de combustíveis. A Mauá assegura a credibilidade dos resultados, adotando uma metodologia baseada em medições comparativas em condições reais de uso. Iniciativas como esta reforçam a relevância da pesquisa aplicada para orientar políticas públicas e decisões estratégicas voltadas à eficiência energética e à inovação tecnológica no setor de transportes”, comentou Renato Romio, chefe da divisão de motores e veículos do Instituto Mauá de Tecnologia.

Iniciativa reafirma o compromisso da Daimler Truck e da Mercedes-Benz do Brasil com a sustentabilidade ambiental

“Em parceria com a Be8, nessa caravana, buscamos testar a eficiência operacional e ambiental do biocombustível 100% nos motores Euro 6 de nossos caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos top de linha da marca num percurso longo pelas estradas do País, do Sul ao Norte”, diz Luiz Calos Moraes.

Como uma empresa do Grupo Daimler Truck, a Mercedes-Benz do Brasil vem trabalhando pela neutralidade de CO2 em seus produtos e em suas operações, visando a redução de emissões e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, conforme princípios do Acordo de Paris. “Iniciativas como a Rota Sustentável COP30 demonstram nosso forte compromisso com a sustentabilidade ambiental. Em todo o mundo, a Daimler Truck – e aqui no Brasil, a Mercedes-Benz – tem trabalhado arduamente para ajudar a transformar o transporte de carga e passageiros. Para nós, sucesso nos negócios e sustentabilidade caminham juntos”, ressalta Moraes.

Potencial de redução de emissão de CO2 equivalente

A Mercedes-Benz está em fase de testes e validações para garantir que o uso comercial do Be8 Bevant® seja seguro para os seus clientes, eficiente e regulamentado. Os frotistas que demonstrarem interesse no uso do Be8 BeVant e que possuam frota com a motorização BlueTec 6 receberão suporte técnico, ferramentas de monitoramento e orientação de manutenção.

Hoje os veículos Mercedes-Benz no Brasil já estão autorizados a usar até B20 – e continuaremos avaliando os testes até o B100, apoiando nossos clientes sob condições de uso experimental autorizadas pela ANP. Importante ressaltar que a Mercedes-Benz não recomenda o uso de um biocombustível 100% sem o acompanhamento das nossas equipes de testes.

Caminhões Actros e ônibus O 500 RSDD na Rota Sustentável COP 30

A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8 deram início, no dia 20 de outubro, à “Rota Sustentável COP30”. O ponto de partida dessa viagem aconteceu no dia 21 de outubro, na fábrica da Be8 em Passo Fundo (RS). Após paradas na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), no dia 23, e em Brasília (DF) no dia 30, o destino final foi o Pará, passando por Belém, sede da COP30, e seguindo para Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8, totalizando mais de 4 mil quilômetros percorridos por estradas brasileiras.

Toda a concepção da ação tem relação direta com a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas.

Dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 com motor BlueTec 6 OM 471 de 550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit robustez, foram utilizados para comparação de emissões de CO2e (CO2 equivalente). Um deles abastecido com biocombustível Be8 BeVant e o outro com o diesel B15 comercial.

O mesmo comparativo foi efetuado com dois ônibus rodoviários O 500 RSDD 8×2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos, também com Be8 BeVant e diesel B15 comercial.

O Diário do Transporte vai nesta semana a Belém (PA) a convite da Eletra, parceira da Mercedes-Benz em diversos projetos de eletrificação, e que apresenta na programação oficial, a primeira linha de chassis de ônibus elétricos de marca com origem 100% nacional, lançada no último mês, e o “case” Eletra Consult.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte



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