Publicado em: 16 de setembro de 2025
Operação Coletivo Seguro e integração das forças de segurança resultaram na redução de crimes contra passageiros
ARTHUR FERRARI
Entre janeiro e agosto de 2025, a cidade da Serra (ES) registrou queda de 61,75% nos casos de roubo em transporte coletivo em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram apresentados durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada em 11 de setembro.
A principal medida apontada como responsável pela redução é a Operação Coletivo Seguro, coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Sedes). A ação ocorre em pontos definidos a partir da análise de estatísticas criminais, com foco em prevenir ocorrências e identificar suspeitos.
O trabalho é desenvolvido em conjunto com o Departamento de Operações de Trânsito (DOT), a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) e outras instituições.
Durante a divulgação dos números, a vice-prefeita e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, afirmou: “Essa redução é resultado direto do planejamento, do uso de inteligência e da integração entre as forças de segurança. Nosso objetivo é garantir que os moradores da nossa cidade possam circular com tranquilidade, especialmente quem depende do transporte público no dia a dia. Segurança é prioridade e seguimos firmes contra o crime e contra o criminoso” – disse Gracimeri Gaviorno.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte