Publicado em: 17 de fevereiro de 2026

Para recuperar os pertences, clientes devem acessar o formulário online disponível no site da concessionária
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
O MetrôRio transporta diariamente mais de 660 mil passageiros e, durante o período de carnaval, a demanda aumenta por conta do funcionamento 24h. Entre embarques para curtir um bloco e outro, muitos foliões acabam perdendo seus objetos no sistema metroviário. Mas, calma, que nem tudo está perdido. Isso porque a concessionária cataloga, em geral, todos os objetos que são encontrados em suas dependências. Então, quem perdeu algum item pessoal nos trens ou nas estações do metrô do Rio tem a chance de recuperá-lo. Neste período de folia, os objetos mais encontrados no sistema são cartões de crédito e passagens, documentos, carteiras e até óculos de sol.
Para recuperar seus pertences, os clientes devem acessar o formulário online, no site da concessionária (https://www.metrorio.com.br/
Caso o objeto seja localizado, o agendamento é feito para a retirada do pertence no Espaço do Cliente na estação Carioca/Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 17h, exceto feriados. Todos os itens recolhidos ficam guardados por até 60 dias. Depois desse prazo, os objetos são destinados a doações para instituições sociais. Também é possível recuperar objetos caídos na via.
Além do serviço de Achados e Perdidos, a concessionária reforça que, em caso do cliente deixar cair algum objeto na via, a orientação é acionar um funcionário da concessionária para informar sobre o ocorrido e recuperar o item com segurança e sem atrapalhar a circulação dos trens. Somente a equipe de operações pode acessar a via, usando equipamentos de proteção e seguindo protocolos rigorosos. Além disso, por questões de segurança, já que os trilhos são energizados e a circulação no trecho precisa ser interrompida, a recuperação do objeto será realizada fora do horário de pico.
Quem precisar recuperar algo jamais deve acessar a via sozinho. Em caso de dúvidas, o cliente pode ligar para a central de atendimento do MetrôRio: 0800 595 1111.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


