31.2 C
Rondonópolis
sábado, 17 maio - 18:30
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSanto André (SP) anuncia expansão de Faixa Azul Exclusiva para Motociclistas

Santo André (SP) anuncia expansão de Faixa Azul Exclusiva para Motociclistas


Projeto de segurança viária já cobre mais de 8 km; prefeitura estuda instalar equipamento nas avenidas dos Estados e Presidente Costa e Silva; meta é chegar a 30 km

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Santo André, no ABC paulista, divulgou que o programa Faixa Azul exclusiva para motociclistas está em expansão na cidade.

A administração municipal enviou para análise e aprovação a proposta de instalação da faixa exclusiva para motos nas avenidas dos Estados e Presidente Costa e Silva. Com a implementação dessas novas faixas, o município terá ao todo 30 quilômetros de vias destinadas exclusivamente para os motociclistas.

Recentemente, a prefeitura concluiu a implementação desta faixa na Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira e também na Avenida José Amazonas, no sentido bairro. Esses dois novos trechos somam 3,4 quilômetros de vias dedicadas aos motociclistas.

A primeira via de Santo André a receber a Faixa Azul foi a Avenida Prestes Maia, em operação desde maio de 2024. Este trecho inicial conta com cinco quilômetros (ida e volta) de extensão.

O projeto está alinhado ao Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) e conta com autorização da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

O Secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote, destacou que “Cada investimento em segurança viária é, acima de tudo, um compromisso com a vida“. Ele ressaltou que, em um ano de implantação na Avenida Prestes Maia, não foi registrado nenhum acidente fatal, um resultado que “enche de orgulho” e demonstra que o município está “no caminho certo“.

A efetividade da Faixa Azul é considerada concreta. Desde a instalação na Avenida Prestes Maia, nenhum óbito de motociclista foi registrado no trecho. Além do ganho em segurança, a via também registrou um aumento no volume de motocicletas que trafegam por ela. Antes da implantação, eram 7.204 motocicletas por dia, enquanto em janeiro de 2025, dados da última medição, o volume alcançou 10.197 motocicletas diariamente, representando um aumento de 42%. Atualmente, o trânsito de motocicletas representa 17% do volume total diário de veículos que passam na Avenida Prestes Maia.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments