Publicado em: 26 de dezembro de 2024

Programa de inspeção visa reduzir a emissão de poluentes na cidade
ALEXANDRE PELEGI
Santo André, 26 de dezembro de 2024 – O Programa de Qualidade do Ar (ProAr), realizado pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), aprovou 65% dos veículos a diesel inspecionados em 2024. O programa tem como objetivo principal garantir a qualidade do ar e reduzir a emissão de poluentes na cidade.
A equipe do Semasa realizou mais de duas mil aferições em 20 pontos diferentes da cidade ao longo do ano, incluindo blitze semanais para a frota circulante e inspeções na frota pública, como ônibus municipais. Os agentes utilizam um opacímetro para medir a opacidade da fumaça emitida pelo escapamento dos veículos, garantindo maior precisão na aferição da fumaça preta.
Veículos reprovados nas blitze recebem um prazo para realizar a manutenção e passar por nova vistoria em uma oficina credenciada pela Cetesb. Se aprovados, os proprietários podem receber um desconto de até 90% no valor da multa, que é de R$ 2.560,80. Todos os veículos aprovados recebem um selo que indica a aprovação.
A fumaça preta emitida por veículos a diesel contém dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases que contribuem para as mudanças climáticas, e material particulado, que aumenta o risco de doenças respiratórias e cardiovasculares. Segundo o Inventário de Gases de Efeito Estufa da Prefeitura de Santo André, o setor de transportes é responsável por 34% das emissões do município, sendo o diesel responsável por 26% dos combustíveis utilizados.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


