23.4 C
Rondonópolis
quarta-feira, 10 dezembro - 20:22
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSanto André (SP) intensifica combate ao transporte escolar clandestino

Santo André (SP) intensifica combate ao transporte escolar clandestino


Oito veículos irregulares foram apreendidos entre janeiro e outubro; fiscalização mira segurança das crianças

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, reforçou em 2025 a fiscalização contra o transporte escolar clandestino, com oito apreensões registradas entre janeiro e outubro. A ação, permanente, ganhou novo capítulo em 19 de novembro, quando um carro de passeio foi retido em frente à Emeief Miguel Sanches Ruiz, no bairro Cidade São Jorge, após ser flagrado transportando sete crianças sem qualquer documentação ou habilitação adequada. O veículo também apresentava pendências administrativas, como falta de licenciamento.

As operações acontecem diariamente na entrada e saída de escolas municipais, estaduais e particulares, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e de agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET). O objetivo é aumentar a segurança e coibir práticas que colocam em risco a integridade dos estudantes.

Segundo o diretor da SATrans, Ageu Padoveze, as ações também buscam fortalecer o diálogo com os transportadores escolares regulares e valorizar o serviço prestado de forma segura. Veículos particulares, projetados para cinco passageiros, foram encontrados transportando até dez alunos, sem cinto de segurança e sem dispositivos obrigatórios, como cadeirinhas e assentos de elevação. Todos foram recolhidos ao pátio do Detran.

A SATrans orienta pais e responsáveis a verificarem as condições do transporte contratado e a denunciarem práticas irregulares pelos canais oficiais: e-mail [email protected], aplicativo Colab, telefones 0800 019 1944 e 4433-7533, ou presencialmente na Rua Ilhéus, 61, Jardim Bela Vista, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

O secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote, afirma que a prioridade é proteger as crianças e oferecer tranquilidade às famílias. A fiscalização rigorosa, diz ele, é acompanhada de diálogo com a categoria para garantir responsabilidade e qualidade no serviço de transporte escolar do município.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments