Publicado em: 30 de agosto de 2025
Município do ABC paulista, com mais de 740 mil habitantes, integra investimentos do Promobi; atual concessionária é a Viação Guaianazes
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de Santo André (SP), por meio da SATrans, iniciou nesta quinta-feira, 28 de agosto de 2025, uma pesquisa de satisfação do transporte público coletivo municipal. O levantamento faz parte do Promobi – Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, que reúne o maior pacote de investimentos em mobilidade já realizado na história da cidade.
Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, Santo André é um dos sete municípios do Grande ABC, com população estimada em mais de 740 mil habitantes em 2024/2025, segundo o IBGE. O sistema municipal de ônibus é operado pela Viação Guaianazes, do Grupo Guaianazes, que mantém uma frota de mais de 300 veículos.
Como funciona a pesquisa
Os moradores podem responder ao questionário online, pelo portal da SATrans, informando sua rotina de deslocamentos, frequência de uso, grau de satisfação com a frota e sugestões de melhoria. Os resultados também servirão para atualizar indicadores junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiro no programa de mobilidade.
Segundo o diretor de Transportes Públicos, Ageu Padoveze, “a opinião dos andreenses é fundamental para avaliação conjunta de melhorias”.
Investimentos em andamento
O secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote, destacou que o município tem R$ 255 milhões assegurados até 2028 para modernização da frota, segurança viária, tecnologia e sustentabilidade.
Até maio de 2025, já haviam sido entregues 26 ônibus zero-quilômetro – com ar-condicionado, Wi-Fi, USB, GPS, câmeras e motorização Euro 6 –, e a previsão é de incorporar mais 45 veículos novos até o fim do ano.
No quesito infraestrutura, o Promobi já implantou 75 novos abrigos de ônibus, além da reforma de mais de 200 paradas em 60 bairros. A meta é chegar a 300 pontos requalificados até dezembro. Na tecnologia, houve a atualização do aplicativo Cittamobi, que agora oferece geolocalização em tempo real sem anúncios.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes