Publicado em: 31 de janeiro de 2025
Novidade havia sido adiantada pelo Diário do Transporte no dia 15 e foi concretizada neste 31 de janeiro de 2025
ADAMO BAZANI
Colaboraram Arthur Ferrari e Janete Ogawa
Como quase sempre ocorre quando mudam partidos políticos à frente de prefeituras no ABC Paulista e em outras regiões do País, a cidade de São Bernardo do Campo, que está com novo prefeito desde 1º de janeiro de 2025, apresentou nesta sexta-feira, 31 de janeiro de 2025, um novo padrão visual para a frota de ônibus municipais.
O atual prefeito é Marcelo Lima que substitui Orlando Morando, depois de dois mandados seguidos e que não conseguiu eleger a sobrinha, Flávia Morando, derrotada nas eleições municipais de 2024.
O sistema é operado pela BR 7 Mobilidade, empresa do Grupo ABC, única concessionária da cidade com 810 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A novidade havia sido adiantada pelo Diário do Transporte no dia 15
Relembre:
Como também tinha noticiado o Diário do Transporte, a cidade vai contar com um plano de renovação da frota do transporte coletivo, com a inclusão de veículos com ar-condicionado.
Os novos ônibus seguem padrão visual muito semelhante usado na campanha de Lima, com as cores Laranja, Azul, Amarelo e Verde, além do fundo branco.
O slogan “Cidade para Frente” também remete ao tom usado na campanha.
A empresa BR 7 Mobilidade, do Grupo ABC, comandado pela família Setti & Braga, opera 62 linhas e tem cerca de 400 veículos.
Os Setti & Braga atuam, além de todas as linhas do transporte municipal de São Bernardo do Campo pela BRT 7 Mobilidade, em todas as linhas de ônibus intermunicipais metropolitanos gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), por meio da empresa NEXT Mobilidade, incluindo o Corredor ABD (ônibus e trólebus), o BRT-ABC (que está em construção e vai ser operado pela família) e 111 ligações fora de corredores, entre seletivas e comuns.
A fabricante de tecnologia de ônibus elétricos, Eletra; a empresa de ônibus de fretamento e transporte escolar, Diastur; além de negócios nos ramos de cemitério (Vale dos Pinheirais), plano funerário (Plena Assistência Funeral), velórios de alto padrão (Funeral Home), pavimentação (SuperPav), jardinagem e paisagismo urbano, fast-food (como franquias do Habib’s), entre outros, também integram os negócios dos Setti & Braga.
Com mais de 100 anos de atuação nos transportes, a família possui até mesmo um museu com ônibus, caminhões, carros, fotos, miniaturas e uniformes de diferentes décadas.
Veja no link (visita virtual):
GRUPO ABC
O Grupo ABC, comandado pela família Setti & Braga, atua em diversas áreas, com foco em mobilidade:
BR 7 Mobilidade: Todas as 62 linhas do transporte municipal de São Bernardo do Campo pela BRT 7 Mobilidade com cerca de 400 ônibus.
NEXT Mobilidade: Todas as linhas de ônibus intermunicipais metropolitanos gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), incluindo o Corredor ABD (ônibus e trólebus), o BRT-ABC (que está em construção e vai ser operado pela família) e 111 ligações fora de corredores, entre seletivas e comuns.
Eletra: Fabricante de tecnologia de ônibus elétricos, Eletra; maior fornecedora, até o momento, de sistemas de eletrificação de ônibus no País, com cerca de 70% do volume já entregue em todo o Brasil e respondendo pela maioria dos quase 500 coletivos elétricos da capital paulista, a maior frota deste tipo de veículo do País. Possui opções de modelos desde escolares e micros, passando por básicos, padrons, padrons de 15 metros, articulados e o E-Trol (veículo que reúne as tecnologias trólebus e bateria)
Diastur: Empresa de ônibus de fretamento e transporte escolar,
Construção, Funerário e Fast Food: Negócios nos ramos de cemitério (Vale dos Pinheirais), plano funerário (Plena Assistência Funeral), velórios de alto padrão (Funeral Home), pavimentação (SuperPav), jardinagem e paisagismo urbano, fast-food (como franquias do Habib’s), entre outros, também integram os negócios dos Setti & Braga.
Cem anos de atuação: Com mais de 100 anos de atuação nos transportes, a família possui até mesmo um museu com ônibus, caminhões, carros, fotos, miniaturas e uniformes de diferentes décadas.
Veja no link (visita virtual):
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes