Publicado em: 23 de outubro de 2025

Consulta aberta até 14 de novembro vai orientar o novo modelo de operação e preparar a licitação do transporte municipal prevista para 2026
YURI SENA
A Prefeitura de São Francisco do Sul deu início a uma pesquisa pública para ouvir a população sobre o atual sistema de transporte coletivo municipal.
O levantamento tem como objetivo identificar as principais necessidades dos usuários e orientar o planejamento de um novo modelo de operação, mais eficiente, moderno e sustentável. A iniciativa representa o primeiro passo para a reformulação completa do transporte público da cidade e para a elaboração da nova licitação do serviço, prevista para 2026.
A pesquisa estará disponível entre os dias 20 de outubro e 14 de novembro em equipamentos públicos, pontos estratégicos — como abrigos de ônibus — e nas redes sociais oficiais da Prefeitura.
Os interessados também podem participar pelo link: https://forms.gle/af6q1mwYBPNJkgZB9.
Os questionários reúnem perguntas simples sobre o uso do transporte coletivo, incluindo horários, linhas, frota, frequência e tecnologias utilizadas. As respostas vão auxiliar na identificação de melhorias prioritárias para os passageiros.
O levantamento integra um estudo técnico desenvolvido pela empresa M.URB Engenharia e Consultoria, contratada pelo município para elaborar o Plano de Trabalho e Diagnóstico Socioeconômico do Sistema Vigente. Especializada em mobilidade urbana, a consultoria será responsável pelo redesenho do sistema em conformidade com a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
O projeto será dividido em seis etapas, abrangendo desde o diagnóstico completo do sistema atual até a modelagem técnica e o estudo econômico-financeiro que embasarão o futuro edital de concessão.
De acordo com a gestora municipal de convênios, Dayane Luiza D’Aroz, a proposta busca equilibrar qualidade de atendimento e viabilidade econômica.
“A iniciativa vai embasar a próxima licitação do transporte coletivo, prevista para acontecer em 2026. A Prefeitura busca criar um novo modelo com mais conforto, frota renovada, horários ampliados e um valor justo de tarifa para os usuários”, destacou.
A Prefeitura reforça que a participação popular é essencial para a construção de um transporte coletivo mais eficiente e adaptado à realidade de São Francisco do Sul.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


