Publicado em: 29 de dezembro de 2025

Temporais isolados, calor elevado e rajadas de vento aumentam o risco de ocorrências, aponta o CGE
YURI SENA
A cidade de São Paulo foi colocada em estado de atenção para alagamentos na tarde desta segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. A medida foi adotada em razão da combinação de calor intenso, baixa umidade do ar e da entrada da brisa marítima, que favorece a formação de áreas de instabilidade sobre a capital e a Região Metropolitana.
O alerta foi emitido às 17h38 para a Zona Oeste e a Marginal Pinheiros. Já as regiões Norte, Leste, o Centro e a Marginal Tietê permanecem em estado de atenção desde as 17h20.
Segundo o CGE, as chuvas ocorrem de forma isolada e variam de intensidade. Na Zona Leste, as estações meteorológicas registraram precipitação moderada, com pontos mais fracos nas regiões da Penha, Aricanduva/Formosa e Mooca. Na Zona Norte, a chuva é moderada a forte em áreas como Vila Maria/Guilherme, Jaçanã e nos acessos das rodovias Dutra e Ayrton Senna com a Marginal Tietê. Situação semelhante também foi observada na Zona Oeste, especialmente na região de Pinheiros.
O órgão alerta para o risco de alagamentos, principalmente devido ao deslocamento lento das instabilidades, além da possibilidade de ventos intensos. Há registro de rajadas superiores a 50 km/h, com pico de 61 km/h medido no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, por volta das 17h.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


