Publicado em: 23 de julho de 2025
Informações foram passadas pelo secretário de Transportes, Celso Caldeira, durante apresentação de 120 ônibus elétricos para a cidade
ADAMO BAZANI/ ALEXANDRE PELEGI/ YURI SENA
Durante a apresentação de 120 novos ônibus elétricos para a capital paulista, o secretário de Transportes, Celso Caldeira, informou que já estão prontos para aprovação.
A implantação de BESS funciona como nobreaks nas garagens para reduzir a dependência da Enel no fornecimento e carregamento de ônibus elétricos.
Os equipamentos, juntos, podem atender 44 carregadores extras e abastecer em torno de 440 ônibus elétricos.
O Diário de Transporte mostrou que a empresa A2 foi a primeira a testar esse tipo de equipamento e na China, Nunes foi conhecer pessoalmente a fabricação da tecnologia. Relembre:
Prefeitura de São Paulo e empresa chinesa assinam protocolo para sistema que amplia em seis vezes capacidade de recarga de ônibus elétricos (BESS)
Em relação ao biometano, que tem sido alternativa, vislumbrada para o avanço lento da frota de elétricos por causa de infraestrutura, também devem ter avanços.
Caldeira falou que em 20 de agosto deve ser lançado um edital de chamamento público para a iniciativa privada, academia e sociedade em geral propor modelos e projetos de implantação de biometano para ônibus na cidade.
Como mostrou o Diário do Transporte, um seminário realizado pela Prefeitura em 25 de março apontou que os veículos são viáveis para o transporte coletivo de São Paulo. Relembre:
Prefeitura de SP divulga ata de seminário que aponta biometano como solução viável e estratégica para descarbonizar transporte público
Atualmente, a empresa Sambaíba, que opera na Zona Norte, possui um projeto de conversão de ônibus a diesel para biometano GNV.
VÍDEO: Primeiro ônibus a biometano convertido de São Paulo da atual geração realiza as movimentações iniciais para testes de autonomia. Validação começa no segundo semestre com Sambaíba e SPTrans
A meta de 2600 ônibus elétricos que deveria ser cumprida até o fim de 2024 não foi alcançada.
Com a entrega de hoje, são 640 ônibus com bateria e mais 201 trólebus.
A nova meta é de 2.100 ônibus novos, com energia menos poluente, não obrigatoriamente elétrica, até 2028, um número menor e que contempla, assim, outras tecnologias.
Até 2027, estão previstos 520 ônibus movidos a biometano, segundo o prefeito Ricardo Nunes.
No final de junho a Prefeitura de São Paulo deu um outro passo significativo para aprofundar sua Política Municipal de Biometano e Gás Natural com a instituição de um novo Subgrupo Temático de Biometano e Gás Natural (GT-BG/SP). Publicada no Diário Oficial da Cidade no dia 26 de junho, a Portaria cria este subgrupo para focar estrategicamente na mobilidade urbana, geração de energia e gestão de resíduos sólidos. A iniciativa visa aprofundar temas técnicos específicos relacionados ao uso do biometano e gás natural nos setores público e privado, e considera a importância desses pilares para a implementação da política municipal. Relembre:
Prefeitura de São Paulo aprofunda ações para Biometano e Gás Natural com foco no transporte coletivo com novo Subgrupo Temático
O grupo principal foi criado com a finalidade de propor diretrizes, estratégias, ações e instrumentos para a implantação da Política Municipal de Biometano e Gás Natural na cidade de São Paulo. Sua criação alinha-se aos compromissos do município com as agendas climáticas nacionais e internacionais, com foco na descarbonização da matriz energética e no fomento de fontes renováveis. Relembre:
Prefeitura de São Paulo cria Grupo de Trabalho para impulsionar Política de Biometano e Gás Natural
Adamo Bazani, Alexandre Pelegi e Yuri Sena, para o Diário do Transporte