Publicado em: 12 de dezembro de 2025

Decisão da ANTT encerra mais uma autorização; empresa já acumulou renúncias de outras linhas nos últimos dias
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou mais um pedido de renúncia apresentado pela Expresso Satélite Norte, aprofundando o processo de redução de operações da empresa no transporte rodoviário interestadual de passageiros. A medida consta da Decisão SUPAS nº 1.926, de 5 de dezembro de 2025, assinada pelo superintendente Juliano de Barros Samôr.
Pelo ato, a ANTT deferiu a renúncia ao Termo de Autorização (TAR) nº GOTO0066007, referente à linha Goiânia (GO) – Palmas (TO) e todas as suas seções. A homologação implica o cancelamento de todas as operações vinculadas ao TAR, com efeitos a partir de 30 de dezembro de 2025.
Conforme estabelece a Resolução ANTT nº 6.033/2023, a autorizatária deverá assegurar aos passageiros todas as garantias relacionadas ao cancelamento de bilhetes de viagens programadas para período posterior ao encerramento das atividades, incluindo reembolso ou remarcação, conforme o caso.
A decisão também revoga a Decisão SUPAS nº 694, de 1º de outubro de 2024, publicada no Diário Oficial da União, encerrando formalmente qualquer efeito administrativo anterior relacionado à autorização da linha.
Sequência de renúncias recentes
A renúncia da ligação entre Goiânia e Palmas se soma a uma série de devoluções de linhas protocoladas e homologadas nas últimas semanas, indicando um movimento contínuo de retração da malha operada pela Expresso Satélite Norte.
Conforme já noticiado pelo Diário do Transporte, na quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, a ANTT homologou a renúncia de três linhas interestaduais, incluindo a ligação Goiânia (GO) – Fortaleza (CE), além dos serviços Vila Rica (MT) – Palmas (TO) e Goiânia (GO) – Barra do Garças (MT), com diferentes datas de encerramento entre o fim de dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Relembre:
Satélite Norte renuncia a três linhas interestaduais, incluindo a ligação entre Goiânia e Fortaleza (CE)
Antes disso, em 26 de novembro de 2025, outras decisões da SUPAS já haviam formalizado a renúncia de mais autorizações, resultando no cancelamento de operações em linhas como Araguaína (TO) – Goiânia (GO), Goiânia (GO) – Parauapebas (PA), além de ligações envolvendo Imperatriz (MA) e Belém (PA). Relembre:
Expresso Satélite Norte renuncia a mais duas autorizações e ANTT cancela operações a partir de dezembro
Movimento de retração
Com a nova decisão, a Expresso Satélite Norte passa a concentrar um volume expressivo de linhas devolvidas em um curto intervalo de tempo. O conjunto de renúncias evidencia um processo de reorganização operacional, com impacto relevante sobre corredores interestaduais que conectam principalmente as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


