Jefferson Savarino nasceu em Maracaibo, no noroeste da Venezuela, no único país sul-americano que nunca disputou uma Copa do Mundo. Foi um time da região, o Zulia Fútbol Club, que o tornou um jogador profissional. De lá, foi vendido para o Real Salt Lake, dos Estados Unidos, em 2017, três anos antes de desembarcar pela primeira vez no Brasil e começar a fazer história: agora, em 2024, o meio-campista do Botafogo é o primeiro venezuelano a integrar a seleção do Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha.
A trajetória em solo brasileiro começou em outro alvinegro: no Atlético-MG. O meia foi contratado em 2020, quando tinha 23 anos, depois de se destacar na MLS. O time mineiro desembolsou 2 milhões de dólares (à época, R$ 8,6 milhões) para ter 60% dos direitos do atleta. O investimento rendeu frutos.
O venezuelano ficou dois anos em Minas Gerais e ajudou o clube a conquistar seis títulos: Brasileirão (2021), Copa do Brasil (2021), Supercopa do Brasil (2022) e Campeonato Mineiro (2020, 2021 e 2022). Foram 99 jogos com a camisa atleticana, com 21 gols e 19 assistências.
Ele, porém, perdeu espaço na equipe após uma lesão, acabou brigando com técnico (Cuca) e dirigente (Rodrigo Caetano) e foi vendido de volta para o Real Salt Lake por 2,5 milhões (R$ 12,4 milhões, à época) por 40% dos direitos. O Atlético-MG manteve 20%. Nas duas passagens nos Estados Unidos, foram 142 jogos, com 40 gols e 22 assistências.
O Botafogo foi atrás do meio-campista de 1,69m e o contratou no início deste ano, empolgando a torcida, que estava ansiosa para ver o venezuelano com a camisa do Glorioso. O clube até brincou com os vários comentários de “cadê o Savarino?” feitos nas redes sociais. “E agora?”, publicou a página da equipe carioca.
O meia, mais uma vez, correspondeu às expectativas. Teve um ano especial, conquistando a CONMEBOL Libertadores e se destacando no Brasileirão.
Um orgulho para os venezuelanos. Agora o país tem dois troféus do Bola de Prata. Antes de Savarino na seleção, Otero ganhou o prêmio de gol mais bonito, em 2017, pelo Atlético-MG.