A Secretaria de Estado de Justiça deu início, nesta segunda-feira (12.5), ao curso de formação inicial de 37 novos agentes de segurança socioeducativa, que foram convocados no mês passado pelo Governo do Estado.
Este é o sexto curso de formação inicial de novos profissionais da Secretaria Adjunta do Sistema Socioeducativo, por meio da Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor. Após formados, os novos agentes atuarão nas unidades socioeducativas dos polos de Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças.
Na aula inaugural, o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, destacou a qualidade estrutural e de formação dos servidores que o Sistema Socioeducativo de Mato Grosso alcançou nos últimos anos, a exemplo, dos investimentos do governo que possibilitaram novas unidades nas cidades de Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop.
“O Sistema Socioeducativo de Mato Grosso é uma referência nacional. Durante o encontro nacional dos secretários de Justiça isso ficou mais evidente, sobre o trabalho diferenciado que a secretária Lenice vem fazendo junto com a equipe. Ninguém trabalha sozinho e estamos aqui com uma missão, como ser humano e como servidores públicos, para sempre buscar melhorias, porque nós temos condições dentro das nossas atribuições de mudar as realidades. E tudo começa aqui, com a capacitação, com a formação continuada, e com profissionalismo a gente alcança a eficiência ”, destacou o titular da Sejus.
O Sistema Socioeducativo de Mato Grosso tem unidades de internação e semiliberdade nas cidades de Cuiabá, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Rondonópolis e Sinop.
A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e Políticas sobre Drogas, Lenice Barbosa, pontuou que a formação dos servidores é uma dos pilares da gestão. “Cada servidor que fará a qualificação dos nossos novos agentes foi selecionado para transmitir o melhor da formação socioeducativa e conferir uma qualificação à altura do nosso sistema, o que se refletirá no trabalho diários nas unidades”, disse a adjunta.
Ao final da abertura do curso, o novo agente Athos Luiz Ferreira assinou o termo de posse representando toda a turma.
A abertura do curso de formação contou com a presença dos secretários adjuntos da Sejus: Thiago Damasceno (Corregedor-geral); Augusto Cordeiro (Administração sistêmica), Daniel Nery (Inteligência) e Hermínia Dantas de Brito (Administração Penitenciária); diretor da Academia da Polícia Civil, delegado Fausto Freitas; representantes da Politec, Alessandra Paiva, da Seplag, Marioneide Kliemachevsk e servidores dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo.
Fonte: Governo MT – MT