Publicado em: 21 de janeiro de 2025
Concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro buscam implementar sistema de autoprodução de energia por equiparação
ALEXANDRE PELEGI
O Colegiado de Membros da CMCP, Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões do Governo do Estado de São Paulo, em sua 131ª reunião, emitiu deliberações recomendando ao Poder Concedente a aprovação do projeto de autoprodução de energia proposto pelas Concessionária das Linhas de metrô 5 e 17 (ViaMobilidade) e 4-Amarela (ViaQuatro), além das linhas 8-Diamente e 9-Emeralda da CPTM, concedidas à ViaMobilidade.
A decisão considera favorável a implementação do projeto no modelo de autoprodução por equiparação.
A aprovação unânime do colegiado reforça a importância do projeto para a sustentabilidade do sistema metroviário. A CMCP ratificou todos os procedimentos do processo e determinou a tomada das medidas cabíveis pelas áreas técnicas.
Como mostrou o Diário do Transporte no dia 06 de janeiro deste ano, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô anunciou a seleção da proposta apresentada pelas empresas Pontoon Energia Ltda., CGN Brasil Energia e Participações S.A., e Atlantic Energias Renováveis S.A. para a fase de negociação de contratos definitivos para um projeto de autoprodução de energia.
A decisão foi tomada após a conclusão da fase de análise de propostas da Chamada Pública Nº 10019617, que visava a implementação de um projeto de autoprodução de energia.
O consórcio vencedor agora entrará em negociações para a formalização da parceria e a obtenção das aprovações necessárias.
A Companhia do Metrô de São Paulo quer reduzir os gastos com energia elétrica na operação do sistema de trens.
Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 12 de julho de 2023 a companhia lançou edital de chamamento público para a autoprodução de energia. Como resultado, em dezembro daquele ano a empresa relatou que foram recebidas 15 propostas válidas para o atendimento à Chamada Pública. Relembre:
Metrô de SP abre chamamento público para projetos de autoprodução de energia
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes