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Segundo trem da Linha 17-Ouro de monotrilho chega ao Brasil pelo Porto de Santos (SP)


Composição aguarda liberação aduaneira para ser levada ao Pátio Água Espraiada do Metrô, onde passará pela montagem final e testes

ARTHUR FERRARI

O segundo trem da futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo desembarcou no Porto de Santos na noite do último sábado (21), vindo da China. Após ser retirado do navio no domingo (22), a composição aguarda liberação aduaneira para transporte até o Pátio Água Espraiada, na capital paulista. Lá, o trem passará pela montagem final e testes rigorosos antes de obter o certificado de segurança e a licença para operação. O transporte do trem por carretas deve ocorrer até o dia 31 de dezembro.

Fabricado pela BYD, este é o segundo de 14 trens previstos para operar na Linha 17-Ouro. As demais unidades estão em produção na China e têm entrega programada para 2025, conforme o cronograma estabelecido.

Trens modernos e totalmente automatizados

Os trens da Linha 17-Ouro contam com tecnologia avançada, sendo projetados para operação automatizada (sistema UTO) e equipados com sistema de controle CBTC, que permite intervalos menores entre composições e maior eficiência. Cada trem possui cinco carros, totalizando 60,8 metros de comprimento e capacidade para 616 passageiros.

Entre os destaques das composições estão:

– Passagem livre entre os carros;

– Ar-condicionado e iluminação LED;

– Janelas panorâmicas e áreas adaptadas para pessoas com deficiência;

– Mapas de linha dinâmicos e intercomunicadores para contato com o Centro de Controle Operacional;

– Sistemas de vigilância por câmeras e combate a incêndios;

– Baterias de tração que permitem movimentação até a próxima estação em caso de falta de energia.

Avanço nas obras da Linha 17-Ouro

As obras da Linha 17-Ouro, retomadas em setembro de 2023, seguem em ritmo acelerado. Mais de mil trabalhadores estão envolvidos em atividades como instalação de trilhos, cabeamento elétrico e portas de plataforma, além de ajustes nas estações. Equipamentos específicos estão sendo fabricados na China, Alemanha, Hungria e Espanha.

A obra deve ser concluída até o final de 2025, com a linha entrando em operação em 2026. Quando inaugurada, a Linha 17-Ouro ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos de São Paulo, beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia e fortalecendo a integração e a modernidade do transporte público na cidade.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte





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