32.7 C
Rondonópolis
quarta-feira, 13 agosto - 13:38
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSérgio Avelleda detalha avanços da automação no transporte público direto do UITP...

Sérgio Avelleda detalha avanços da automação no transporte público direto do UITP Summit em Hamburgo


Consultor relatou ao Diário do Transporte suas impressões dos primeiros dias de um dos mais importantes eventos globais sobre mobilidade

ALEXANDRE PELEGI

O Diário do Transporte conversou nesta terça-feira, 17 de junho de 2025, com o consultor Sérgio Avelleda, diretamente de Hamburgo, Alemanha, onde acompanha de perto o UITP Summit 2025, um dos mais importantes eventos globais sobre transporte público. Sócio Fundador da Urucuia: Mobilidade Urbana, Avelleda é Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper. Ele compartilhou suas primeiras percepções sobre as inovações e tendências que estão moldando o futuro da mobilidade urbana.

Diário do Transporte (DT): Estamos curiosos para saber as principais impressões do UITP Summit 2025 em Hamburgo. Qual foi a grande mensagem que você captou até agora?

Sérgio Avelleda: A mensagem mais clara e impactante aqui no UITP Summit é que ônibus e bondes autônomos deixaram de ser apenas um conceito futuro; eles já são uma realidade em implantação. Vimos isso de forma muito palpável.

 

DT: Você poderia nos dizer o que está impulsionando essa aceleração na adoção de tecnologias autônomas no transporte público?

Sérgio Avelleda: Um dos fatores que mais impulsiona essa adoção é a escassez de motoristas, que tem acelerado significativamente a busca e a implementação de novas tecnologias. Soluções de condução remota e _driverless_ (sem motorista a bordo) já estão em fase operacional em diversos países, como Noruega, Holanda, Alemanha, EUA e França.

 

DT: Você mencionou exemplos operacionais. Poderia detalhar algum projeto ou caso de sucesso que chamou sua atenção no Summit?

Sérgio Avelleda: Um dos grandes destaques foi o projeto da Sporveien Trikken em Oslo, na Noruega. Lá, os VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) já estão sendo manobrados remotamente dentro do pátio, o que traz ganhos significativos para a operação.

 

DT: Que tipo de ganhos eles estão obtendo com essa operação remota dos VLTs?

Sérgio Avelleda: Os ganhos são diversos e bastante impressionantes… Há uma redução de tempo de preparação em até 70%, e um melhor uso do espaço disponível no pátio. Há também um aumento significativo da segurança operacional, e isso ajuda na mitigação da escassez de operadores. O sistema é tão eficiente que permite que um operador remoto controle simultaneamente múltiplos VLTs, otimizando todo o fluxo no pátio.

 

DT: E para além dos VLTs, há algum avanço notável com ônibus autônomos?

Sérgio Avelleda: Sim, foi muito inspirador conhecer o caso da ADASTEC em Stavanger, também na Noruega. Eles em breve vão realizar a primeira operação de ônibus totalmente sem motorista a bordo no país. Isso demonstra o quão perto estamos de ter veículos autônomos rodando em nosso dia a dia.

 

DT: Quais outras tecnologias ou conceitos estão moldando esse futuro da mobilidade que você observou no Summit?

Sérgio Avelleda: Além dos casos práticos, as discussões aqui focaram em tecnologias como platooning (formação de comboios de veículos), localização indoor, o conceito de gêmeo digital (digital twin) e a integração com ERTMS (Sistema Europeu de Gestão de Tráfego Ferroviário). Todas elas são fundamentais para moldar o futuro da mobilidade e tornar o transporte público mais inteligente.

 

DT: Olhando para todos esses avanços e tendências, quais são os principais benefícios esperados para o transporte público e, principalmente, para o usuário final?

Sérgio Avelleda: Os ganhos vão muito além da tecnologia em si. Estamos falando de avanços em produtividade, segurança operacional, eficiência energética e, o mais importante, qualidade de serviço ao usuário. A mensagem final do Summit é clara: o futuro do transporte público está se tornando mais inteligente, mais sustentável e mais eficiente, e ele já começou. É um momento muito empolgante para o setor.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments