Publicado em: 25 de agosto de 2025
Composições circulam com velocidade reduzida e maior tempo de parada desde 4h59
ARTHUR FERRARI
Quem utiliza o serviço 710 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que interligas as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa de trens metropolitanos, enfrenta dificuldades desde 4h59 desta segunda-feira, 25 de agosoto de 2025, quando as composições circulam com velocidade reduzida e maior tempo de parada.
Segundo a CPTM, a operação é prejudicada após um veículo de manutenção apresentar falha na região da Estação Luz, afetando o trecho até Palmeiras/Barra Funda. Os trens trafegam em via única no trecho afetado durante atuação da equipe de manutenção da estatal.
Ainda de acordo com a companhia, como estratégia operacional, os trens da Linha 7-Rubi seguem até a estação Palmeiras-Barra Funda e os da Linha 10-Turquesa até a estação da Luz. “Já a Linha 11-Coral seguirá até Palmeiras-Barra Funda no horário de pico”, informou por meio de nota.
Em meio ao caos das plataformas superlotadas e a demora para chegada de trens, passageiros se arriscaram atravessando os trilhos para mudar de plaraforma, como mostram imagens recebidas pela reportagem.
Passageiros podem recorrer a alternativas como a Linha 11-Coral, também de trens, gerenciada pela CPTM, ou a 3-Vermelha, do Metrô.
Nota da CPTM na íntegra
Na madrugada desta segunda-feira (25/08), um veículo de manutenção que trabalhava na região da Luz apresentou falha no truque no último vagão. Para a atuação da equipe técnica da CPTM, como estratégia operacional, os trens da Linha 7-Rubi seguem até a estação Palmeiras-Barra Funda e os da Linha 10-Turquesa até a estação da Luz. Já a Linha 11-Coral seguirá até Palmeiras-Barra Funda no horário de pico. Como alternativa, os passageiros podem utilizar a Linha 11-Coral e a 3-Vermelha do Metrô. A CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos causados.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte