20.3 C
Rondonópolis
quinta-feira, 22 maio - 20:54
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesServiço 710 não atende Estação Água Branca neste domingo (25); confira mudanças...

Serviço 710 não atende Estação Água Branca neste domingo (25); confira mudanças nas linhas metropolitanas


Foto: Reprodução/Governo de São Paulo

CPTM altera circulação dos trens para obras na via férrea e prepara operação na madrugada durante a Virada Cultural

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Neste final de semana, 24 e 25 de maio de 2025, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) efetua mudanças nas operações para a execução de obras ao longo da via férrea.

No sábado, há mudanças na estratégia operacional nas plataformas de embarque dos trens do serviço 710. Entre 21h e 23h30, na estação da Luz, o embarque e o desembarque ocorrem pela plataforma 1. Das 23h30 até meia-noite, os passageiros devem utilizar a plataforma 2 nas estações Água Branca, Lapa e Piqueri. A atuação da equipe de manutenção é para trabalhos na via permanente e pintura da testeira da cobertura de uma das plataformas.

Ainda neste sábado, das 11h às 16h, haverá operação assistida para que a Linha 11-Coral opere até a estação Palmeiras-Barra Funda, que atualmente atende a Linha 7-Rubi e o Expresso Aeroporto, além das linhas 3-Vermelha do Metrô e 8-Diamante da ViaMobilidade.

No mesmo dia, na estação Tatuapé (Linha 11-Coral), das 22h à meia-noite, os trens prestam serviço pela plataforma 3. Haverá serviço de manutenção preventiva em aparelhos de mudança de via (AMV) no trecho.

No domingo, das 4h às 20h, os trens do Serviço 710, sentido Jundiaí, não vão parar na estação Água Branca. Os passageiros que precisarem desembarcar nesta estação devem seguir viagem até a estação Lapa e retornar. Já para quem embarca em Água Branca com destino à estação Jundiaí, deve pegar o trem no sentido oposto, seguir até Palmeiras-Barra Funda e retornar. Durante este período, na estação Palmeiras-Barra Funda, os passageiros devem usar a plataforma 7.

Ainda no domingo, das 4h às 6h, as composições do Serviço 710 circulam somente pela plataforma 1 nas estações Guapituba e Ribeirão Pires. Das 9h às 18h, na estação Brás, os passageiros devem usar a plataforma 1 e nas estações Botujuru e Campo Limpo, a plataforma 2. Entre 9h e 17h, nas estações Caieiras e Perus, a circulação de trens será pela plataforma 1. As interdições são necessárias para serviços na via permanente, com troca de dormentes, na rede aérea, limpeza e transporte de materiais.

Na Linha 11-Coral, durante toda a operação comercial de domingo, os passageiros devem utilizar a plataforma 2 nas estações Jundiapeba e Calmon Viana e a plataforma 3 em Suzano. O trabalho ocorre para continuidade de adequação da rede aérea para possibilitar a manutenção da ponte ferroviária de Suzano.

Na Linha 12-safira, das 4h às 20h, o embarque e o desembarque devem ser feitos pela plataforma 2 na estação Tatuapé. Entre 8h30 e 18h30, nas estações Jardim Helena-Vila Mara e São Miguel Paulista, os trens utilizam a plataforma 1. A mudança operacional é para execução de serviços na via permanente, com soldas nos trilhos e carga e descarga de materiais, bem como substituição de calhas e instalação de tubulações de água pluvial da cobertura da estação São Miguel Paulista.

Virada Cultura

A CPTM terá estratégia operacional especial para atender o público que usará o transporte público durante a Virada Cultural, que ocorre no fim de semana (24 e 25 de maio). De sábado para domingo, os trens vão operar de forma ininterrupta durante toda a madrugada.

Neste período, entre meia-noite e 4h, as 57 estações da companhia estarão abertas somente para desembarque de passageiros. O acesso às linhas da CPTM poderá ser feito pelas estações de integração ao sistema: Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 12-Safira, 11-Coral) Luz (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral), Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade) e Calmon Viana (Linhas 11-Coral e 12-Safira).

Durante todo o evento, haverá trens de prontidão em locais estratégicos ao longo da malha ferroviária, que poderão ser utilizados em caso de um eventual aumento de demanda.

Os colaboradores estarão à disposição para auxiliar os passageiros nos seus deslocamentos. Todas as mudanças na operação estão sendo informadas aos passageiros por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments