Publicado em: 28 de janeiro de 2025
Fernando Cunha, Diretor da plataforma Distribusion de tecnologia B2B de comercialização de passagens no Brasil, explica que a saída é “garantir uma experiência de compra descomplicada e segura”
FÁTIMA MESQUISTA, ESPECIAL PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE
Abandono do carrinho é o nome dado às desistências de uma compra online e representa um problema sério para o e-commerce no mundo todo, apesar de atingir diferentes níveis dependendo dos nichos do mercado. De acordo com o Baymard Institut, o setor mundial da moda fica na casa dos 67%, enquanto o de viagens está no topo da lista, chegando ao alarmante patamar de 82,2%.
Fernando Cunha, Diretor da plataforma Distribusion de tecnologia B2B de comercialização de passagens no Brasil, garante que a saída é “garantir uma experiência de compra descomplicada e segura, que resulte em uma interação positiva entre o cliente e a marca da viação”.
O principal vilão: o checkout
Tudo começa com a organização lógica do site, passa pela questão estética e ainda a usabilidade. Mas o maior gargalo se encontra mesmo é no checkout, que precisa ser transparente e oferecer uma experiência eficiente e segura. Nesse sentido, o melhor é não improvisar e usar um backoffice que tenha toda a tecnologia e capacidade operacional para proporcionar uma experiência rápida e fácil para o cliente.
A principal causa das desistências de compra no último instante é o redirecionamento do usuário para um checkout em uma plataforma externa ao site. Isso quebra a sensação de transparência, gera desconfiança e abandono do carrinho. A segunda causa mais comum são aqueles formulários de cadastro que simplesmente cansam o comprador.
Soluções
As pesquisas mostram, no entanto, que um checkout bem-feito pode ter um efeito positivo. Se esse momento de fechamento for seguro, sólido e amigável, ele pode aumentar em até 45% as taxas de conversão no ambiente digital.
Para isso, Fernando Cunha, Diretor da Distribusion no Brasil, aponta o uso de sites tipo white label com um checkout robusto e integrado que aceite todo tipo de pagamento, inclusive aqueles considerados mais disruptivos.
O especialista em comercialização de passagens rodoviárias online explica ainda que o melhor é trabalhar sem cadastros no check-out: “Os cadastros costumam ser feitos para a segurança do vendedor, mas a Distribusion eliminou isso. O nosso contrato padrão vem com proteção total contra fraude e chargeback”.
Mas isso não é mágica. A Distribusion é uma gigante alemã que desenvolveu a primeira API global de reservas B2B para o setor de viagens terrestres e hoje traz no seu portfólio a maior rede de operadoras e varejistas do setor. Em seu modelo de negócio, o risco financeiro já está computado e demonstra a confiança da empresa nos seus processadores de pagamento e sistemas de segurança antifraude. E Fernando Cunha sentencia: “Com a estabilidade e a segurança que oferecemos no tratamento de dados, a compra fica descomplicada e a taxa de conversão cresce”.
Fátima Mesquita, jornalista e escritora, especial para o Diário do Transporte