32.1 C
Rondonópolis
quinta-feira, 11 dezembro - 14:55
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesShell e Raízen apresentam novo diesel que promete reduzir borras provocadas pelo...

Shell e Raízen apresentam novo diesel que promete reduzir borras provocadas pelo Biodiesel, uma das queixas das operações de ônibus e caminhões


Executivos Ricardo Berni, Brenno Souza e Marco Lassen

Chamado de Shell V-Power Diesel, combustível tem 2,7 vezes mais aditivos que oferecem função de separador de água e estabiliza oxidação, além de poderem reduzir os custos operacionais dos ônibus urbanos e as pressões tarifárias

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

A Shell e a Raízen apresentaram em São Paulo nesta quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, uma nova geração de óleo diesel. O Diário do Transporte participou do lançamento cobrindo presencialmente.

Chamado comercialmente de Shell V-Power Diesel, segundo as fabricantes, o combustível tem 2,7 vezes mais aditivos.

O desenvolvimento do produto teve parcerias com fabricantes de ônibus e caminhões, a exemplo da Mercedes-Benz, que nos manuais dos veículos vai recomendar a marca.

Entre as promessas pela adição maior de aditivos considerados mais modernos, estão alguns tipos de substâncias que oferecem função de separador de água e estabiliza oxidação.

De acordo com o especialista em combustíveis da marca, Marco Lassen, estas funcionalidades foram desenvolvidas justamente para reduzir as borras e resíduos formados em motores de ônibus e caminhões por causa da ampliação do percentual de mistura de biodiesel no diesel, hoje em 15% (B15) e que pela rota verde do Governo Federal vai se tornar maior.

O novo diesel, que substitui a marca Evolux, gradativamente já está sendo vendido nos postos e distribuidoras para empresas, até o Evolux sair completamente de revendas.

Lassen disse ainda ao Diário do Transporte que, além de poderem reduzir os efeitos nos custos de manutenção por causa do biodiesel, as características dos aditivos do Shell V-Power Diesel, ao permitir uma queima melhor, pode aumentar as taxas de cetano, pode diminuir os custos operacionais dos ônibus urbanos e as pressões tarifárias, impactando inclusive nos subsídios públicos e no bolso dos passageiros.

Apesar dos investimentos para a concepção do novo diesel, a Shell diz que não haverá repasses para os consumidores.

Sobre os percentuais de economia de consumo, a expectativa é que, em média, seja superior aos 3,5% do Evolux, mas depende de cada tipo de operação.

As promessas do novo diesel são:

– Limpeza – Resíduos nos bicos injetores

– Estabiliza oxidação – % Biodiesel

– Proteção do EGR

– Aumentador de Cetano

– Potência de tracão de carga

– Controle de crescimento de microrganismos

– Separação de água

– Proteção contra corrosão

– Antiespuma – Tempo de abastecimento

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Vinícius de Oliveira



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments