23.3 C
Rondonópolis
quinta-feira, 6 novembro - 06:31
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSigom Analytics otimiza transporte público com análise de dados avançada

Sigom Analytics otimiza transporte público com análise de dados avançada


Nova plataforma da Empresa 1 está em fase de teste em duas cidades brasileiras 

ALEXANDRE PELEGI

A Empresa 1, referência em inovação para mobilidade urbana, está testando o Sigom Analytics, uma nova plataforma para o transporte público coletivo, em duas cidades brasileiras. O objetivo é otimizar a gestão e permitir decisões estratégicas mais precisas, reduzindo o tempo gasto na coleta e análise de dados.

Estudo da International Data Corporation (IDC) mostra que profissionais gastam, em média, 9,3 horas por semana pesquisando e analisando dados. “Desses esforços, 82% do tempo é gasto na coleta, validação e organização de dados, sobrando apenas 18% para a análise desses dados”, informa nota da Empresa 1, parte do Grupo Volaris e do coletivo Modaxo.

O Sigom Analytics consolida dados operacionais em painéis intuitivos e interativos, utilizando a tecnologia Power BI. A plataforma automatiza a coleta de dados e apresenta informações consolidadas em tempo real, permitindo que as operadoras de transporte público coletivo centralizem as informações e dediquem mais tempo à análise estratégica.

A Gerente de Produto da Empresa 1, Andrea Trede, afirma que a plataforma impacta diretamente a eficiência e a rentabilidade das operadoras. “Com o Sigom Analytics, além de receber as informações, por meio de gráficos e indicadores, as operadoras de transporte público coletivo conseguem centralizar as informações em uma única plataforma, com uma visualização completa da operação, e dedicar mais tempo à análise estratégica. É uma mudança que impacta diretamente a eficiência e a rentabilidade das operadoras”, diz Andrea.

A plataforma fornece insights para melhorar processos e a qualidade do transporte público. As informações são dispostas de forma a permitir comparações detalhadas por períodos (diário, semanal, mensal e anual), e a plataforma entrega relatórios detalhados para suporte estratégico. Integrado ao sistema de bilhetagem, o Sigom Analytics utiliza dados das viagens, passageiros transportados e distância percorrida para gerar indicadores financeiros e quantitativos. Isso aumenta a segurança no transporte público, permitindo rastrear ocorrências e agir rapidamente.

Para a rede de vendas, a plataforma acompanha o desempenho dos postos de venda e o monitoramento de recargas. A plataforma também organiza o cadastro de usuários com benefícios tarifários, consolidando informações sobre aprovações, bloqueios e o tempo médio de inspeção.

A Empresa 1 atende mais de 150 cidades, gerencia 90 datacenters, mantém 18 milhões de cartões inteligentes em uso, realiza 20 milhões de certificações de crédito diariamente e gera 218 milhões de imagens biométricas por mês.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments