26.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, 23 maio - 20:12
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSindiônibus realiza treinamento sobre diversidade, equidade e inclusão no transporte coletivo de...

Sindiônibus realiza treinamento sobre diversidade, equidade e inclusão no transporte coletivo de Fortaleza (CE)


Evento ocorreu na última quinta-feira (22), na sede do sindicato, localizada na Avenida Borges de Melo

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na última quinta-feira (22), o Sindiônibus promoveu o treinamento “Diversidade, Equidade e Inclusão: Como agir com empatia e influenciar pessoas?”, um encontro que reuniu representantes de empresas associadas, líderes do Sindiônibus e entidades parceiras ligadas ao transporte coletivo da Grande Fortaleza. O objetivo foi discutir como promover ambientes mais inclusivos, fortalecer a empatia nas relações e construir um sistema de transporte cada vez mais acessível, justo e acolhedor para todos.

Realizado na sede do Sindiônibus, o evento contou com a participação de representantes do Sistema de Transporte de Fortaleza, Sindiônibus, empresas associadas (urbanas e metropolitanas), ETUFOR, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMPDI), SEST SENAT, FETRANS, Ministério Público do Ceará (MPCE) e SOCICAM. A condução do treinamento ficou a cargo de Julia Drezza, especialista do grupo Mais Diversidade, de São Paulo. A atividade foi uma iniciativa proposta pelo MPCE, que tem atuado de forma ativa na promoção de práticas inclusivas no transporte coletivo.

O presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, destacou a importância de promover o respeito às diferenças e valorizar a coletividade. “Existe uma riqueza muito grande na diversidade. Precisamos entender e viver bem com tudo o que a coletividade tem a nos oferecer. É essencial que tanto o sistema de transporte quanto a sociedade reconheçam isso e ajam a partir desse entendimento”, afirmou.

Entre os temas abordados estiveram os direitos de grupos minorizados, como pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAPN+, além de práticas de inclusão no transporte coletivo e no ambiente corporativo. O treinamento também reforçou a importância de desenvolver uma comunicação empática e de adotar atitudes que contribuam para um ambiente mais respeitoso, seguro e colaborativo.

O promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Defesa da Pessoa Idosa de Fortaleza, Dr. Alexandre Alcântara, destacou a relevância da adesão do Sindiônibus às recomendações do Ministério Público e o compromisso da entidade com a melhoria contínua do serviço. “Precisamos trabalhar para aperfeiçoar o sistema que temos. As palavras-chave são acessibilidade, equidade e inclusão. É essencial tornar este sistema, dentro das possibilidades, cada vez melhor para todos. E isso se faz com diálogo, respeito e parceria. Cada instituição tem seu papel: o Ministério Público fiscaliza e orienta, mas, juntos, dialogando, conseguimos construir soluções mais eficazes e duradouras”, reforçou.

Cerca de 70 pessoas participaram do treinamento, entre supervisores de terminais, instrutores de motoristas, gestores e lideranças do setor de transporte, que agora, por recomendação do MPCE e com orientação do Sindiônibus, têm a missão de multiplicar esse conhecimento, ampliando o alcance das práticas de diversidade, equidade e inclusão em todo o sistema.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments