Publicado em: 19 de dezembro de 2024
Prefeitura apresentou 23 unidades em inauguração da Estação Atuba, a maior estação tubo da cidade com cerca de 60 metros de comprimento
OSVALDO BORN, EM COLABORAÇÃO ESPECIAL PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE
Na manhã do dia 18 de dezembro a Prefeitura Municipal de Curitiba apresentou 23 novos ônibus durante o evento de inauguração da Estação Atuba, ponto final da Linha Verde Norte, eixo de transporte coletivo que requalificou o leito urbano da antiga BR116 e que corta a capital paranaense de norte a sul.
Na Estação Atuba – a maior estação tubo da cidade com cerca de 60 metros de comprimento, haverá a integração entre diversas linhas metropolitanas, ligando-a aos terminais Maracanã, Guaraituba e Roça Grande em Colombo, além dos municípios de Quatro Barras e Campina Grande do Sul. As novas linhas municipais que atenderão a Estação são a 350 – Atuba – Pinheirinho (expresso troncal) e, em janeiro a 238 – Atuba – Santa Cândida (alimentadora), havendo também integração de outras linhas municipais como 222 – Vila Esperança (que atende parte do município de Colombo também), 341 – Santa Cândida – Bairro Alto e 607 – Colombo – CIC (ligeirinho). Na fase seguinte também serão incorporadas à parada as linhas 342 – Bairro Alto – Boa Vista e 237 – Parque Atuba. Como fato inédito a linha 238 alimentadora que usará articulados do serviço intercambiável (que permite operação em linhas convencionais e alimentadoras) tem a nova configuração de articulado com sete portas, sendo quatro “normais” com degraus e três no lado oposto com embarque em nível. A ligação de cerca de 4km será cumprida em aproximadamente 12 minutos fora do horário de pico, permitindo o acesso dos usuários às linhas do eixo Norte e Sul além do ligeirão, através do Terminal Santa Cândida.
Também foi inaugurada a Estação PRF – Polícia Rodoviária Federal, restando apenas mais duas estações tubo a serem finalizadas no trajeto entre os pontos extremos da cidade. Nesta estação haverá a possibilidade de integração temporal com a linha 050 – Interbairros 5 e 465 – Erasto Gaertner (convencional).
MAIS PESADOS
Somando-se aos 17 veículos apresentados na semana anterior o prefeito Rafael Greca apresentou mais 23 novos ônibus integrantes do lote de 187 pesados previstos até fevereiro. São eles:
Transporte Coletivo Glória
BE600 a BE605 – Caio Millennium V Super Articulado Mercedes Benz O500MDA Euro 6 – Serviço Expresso (quatro portas em nível)
BI601 a BI604 – Caio Millennium V Articulado Mercedes Benz O500MA Euro 6 – Serviço Alimentador (intercambiável com sete portas, sendo três em nível)
A V São José
EL334 e EL336 – Marcopolo Torino Modelo 2014 Volvo B320 Euro 6 – Serviço Linha Direta (duas portas em nível)
Viação Cidade Sorriso
GI604 e GI607 – Caio Millennium V Articulado Mercedes Benz O500MA Euro 6 – Serviço Alimentador (intercambiável com quatro portas)
GL331 e GL332 – Caio Millennium V Volvo B320 Euro 6 – Serviço Linha Direta (duas portas em nível)
Auto Viação Redentor
HL342 a HL343 – Caio Millennium V Volvo B320 Euro 6 – Serviço Linha Direta (duas portas em nível e duas com degraus)
Expresso Azul
JB612 e JB614 – Marcopolo Torino Modelo 2014 Express Articulado Mercedes Benz O500MA Euro 6 – Serviço Interbairros (quatro portas)
JI606 – Marcopolo Torino Modelo 2014 Express Articulado Mercedes Benz O500MA Euro 6 – Serviço Alimentador (intercambiável com quatro portas)
JL330 a JL332 – Marcopolo Torino 2014 Volvo B320 Euro 6 – Serviço Linha Direta (duas portas em nível)
Todos os novos veículos contam com bancos semi estofados e tomadas USB nas poltronas.
Osvaldo Born, em colaboração especial para o Diário do Transporte