28.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, 15 agosto - 19:27
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSistema de trilhos da Motiva evita emissão de mais de 115 mil...

Sistema de trilhos da Motiva evita emissão de mais de 115 mil toneladas de gases poluentes em seis meses


Foto: Divulgação

Levantamento aponta impacto ambiental positivo de metrôs, trens e VLTs operados pela empresa em três estados

YURI SENA

A plataforma de transporte sobre trilhos da Motiva, nova marca do Grupo CCR, contribuiu para evitar a emissão de 115.721 toneladas de gases de efeito estufa no primeiro semestre de 2025. 

O resultado foi alcançado graças à escolha de milhões de passageiros pelos trens, metrôs e VLTs administrados pela companhia na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, em vez do transporte individual ou por ônibus.

Em São Paulo, as linhas operadas pela empresa registraram quase 299 milhões de embarques, o que representa a redução de 93.769 toneladas de CO₂ equivalente (CO₂e). No Metrô Bahia, com 57 milhões de passageiros, a estimativa é de 17.880 toneladas evitadas. Já o VLT Carioca, no Rio de Janeiro, somou quase 13 milhões de embarques e reduziu 4.072 toneladas de poluentes.

O cálculo considera uma média de deslocamento de 5 km por passageiro e simula a substituição do transporte sobre trilhos por carros ou ônibus — com estimativa de que 20% das viagens seriam feitas de automóvel e 80% por transporte rodoviário coletivo.

Segundo a Motiva, além de diminuir a emissão de gases, o transporte sobre trilhos contribui para a melhoria da qualidade do ar, redução do tempo de deslocamento e mais qualidade de vida nas cidades. A empresa afirma que continuará investindo em eficiência, conforto e sustentabilidade para ampliar o impacto positivo nos próximos anos.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments