Publicado em: 13 de novembro de 2025

Ministérios dos Transportes Minas e Energia e Cidades, fabricantes como Eletra, associações como Abiogás, entre outros entes de relevância no setor debatem normas legais e tecnologias que podem ampliar ganhos ambientais, econômicos e sociais dos deslocamentos de cargas e passageiros
ADAMO BAZANI
A chamada “Green Zone”, área de livre acesso na COP-30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que ocorre em Belém (PA) até 21 de novembro, conta com uma área exclusiva para debater transportes, mobilidade e sustentabilidade.
É a “Estação do Desenvolvimento”, do Sistema Transporte, da CNT (Confederação Nacional do Transporte).
A convite da Eletra Industrial, empresa produtora de ônibus elétricos e que realiza consultorias independentes para implantação de sistemas de transportes eletrificados, o Diário do Transporte está em Belém.
A “Estação do Desenvolvimento” abriga uma série de atividades com ciclos de palestras, debates, exposições e mesas técnicas que abordam os diversos aspectos da mobilidade urbana e dos transportes gerais de cargas e passageiros em meio ao contexto da sustentabilidade.
Entre as abordagens estão possibilidades de avanços na legislação e de tecnologias que podem fazer com que as atividades de transportes possam ampliar os benefícios sociais, econômicos e ambientais.
Além de técnicos da própria CNT, participam o Ministério dos Transportes, inclusive com o encerramento do ministro Jader Filho; Ministério das Cidades; Ministério de Minas e Energia; fabricantes, como a Eletra Industrial; associações como a Abiogás, que representa os produtores de Gás Natural e Biometano, e operadores como Rumo e VLI (trens de carga), Motiva (concessões rodoviárias, aeroportuárias e metroferroviárias), ente outras.
Esta quinta-feira, dia 13 de novembro de 2025, será um dos dias mais relevantes.
A CNT-Sistema Transporte apresenta entre 16h e 17h o Inventário de Emissões do Setor de Transportes, que trará uma radiografia completa dos impactos ambientais das atividades de deslocamentos de pessoas e produtos e, a partir destes dados, será possível traçar planos de melhorias.
Antes da apresentação, um dos painéis mais importantes também ocorre nesta quinta-feira (13) será a mesa de debates *_“Descarbonização nos modos de transporte”_*, das 14h20 às 15h.
Segundo a CNT, o painel “Descarbonização nos modos de transporte” tem como objetivo compartilhar as soluções que tem contribuído para a redução de emissões em diversos modos de transporte, mapeando avanços tecnológicos e identificando sinergias entre os modos de transporte e potenciais ações integradas para a redução de emissões.
Uma das participantes é a diretora-presidente da Eletra, Milena Romano, que diz que vai ressaltar a importância da indústria brasileira como estratégica no atual contexto na busca em como reduzir ainda mais as emissões pela mobilidade em todo o mundo.
Para Milena Romano, o momento é agora para o Brasil se tornar um dos maiores exportadores de ônibus elétricos e conhecimento técnico.
*“A Eletra Industrial é pioneira. Há cerca de 30 anos, quando a eletrificação de frotas de transportes urbanos ainda era um sonho no Brasil, acreditávamos e investíamos. Ao longo de décadas, o Brasil formou técnicos capacitados e agora tem condições de se tornar um dos maiores exportadores para o mundo não apenas de ônibus elétricos enquanto produtos, mas de soluções e conhecimento para implantação de sistemas de transportes eletrificados sobre pneus. O Brasil pode ser um dos líderes globais em transportes limpos”* – disse Milena que vai apresentar a experiência da empresa em desenvolvimento de modelos de ônibus elétricos que podem ser personalizados para cada tipo de operação e regiões diferentes, além de citar o _“case”_ *Eletra Consult*, um trabalho único na América Latina que, com parceiros, a Eletra desenvolve junto a operadores, gestores públicos e sociedade civil em geral, como academia e entidades de classe e técnicas, para orientação a respeito de todas as etapas da eletrificação de frotas, muito antes da compra dos ônibus, desde a escolha das obras civis e adequações mais indicadas nas garagens, infraestruturas de carregamento de baterias e redes de distribuição de energia, análise das opções de financiamento disponíveis no mercado para cada tipo de operador ou gestor, até a escolha do modelo de ônibus de acordo com a infraestrutura e demanda de passageiros e o pós-venda, com assistência técnica e treinamentos de motoristas e equipes de manutenção.
*_“A Eletra surgiu de um grupo operador de transportes com 115 anos de atuação. Sabemos como é colocar ônibus nas ruas. Junto conosco atuaram técnicos de ponta que contribuíram para a consolidação dos transportes limpos de passageiros no País, desde a concepção da primeira geração de trólebus integralmente nacionais, ainda nos anos de 1970, com profissionais como o saudoso engenheiro Antônio Vicente Albuquerque de Souza e Silva. Acompanhamos o trabalho e aprendemos com o também saudoso Adriano Murgel Branco, que implantou um audacioso projeto de eletrificação em São Paulo. Nascemos de um grupo que tem bagagem e podemos dizer com certeza: pela capacitação dos seus técnicos e pela flexibilidade necessária para atender realidades diferentes, nossa indústria tem de tudo para colocar o Brasil num lugar de destaque no atual contexto mundial de transportes limpos e modernos”_ *– lembra Milena.


A ESTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO:
A Estação do Desenvolvimento é o local de networking e debate dos setores produtivos no evento. O espaço funcionará na Green Zone e favorecerá o protagonismo do transporte e dos seus parceiros no principal evento global sobre o clima. Trata-se de um local com potencial para atrair grande público qualificado.
O espaço oferece:
– Local propício para relacionamento com stakeholders qualificado;
– Encontro de autoridades, setor produtivo e de conhecimento;
– Painéis do Sistema Transporte na Zona Verde da COP-30;
– Valorização da cultura amazônica com ativações e produtos regionais.
*SERVIÇO*
*Painel*: “Descarbonização nos modos de transporte”
*Quando*: Quinta-feira, 13 de novembro de 2025, 14h20 às 15h.
*Onde*: Estação do Desenvolvimento, da CNT-Sistema Transporte, na Green Zone da Cop-30, em Belém (PA)
*A diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Romano, atende à imprensa ao final presencialmente ou mediante agendamento
*Participam*
– Diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Romano;
– Diretora Executiva da ATP – Associação de Terminais Portuários Privados, Gabriela Costa;
– CEO da TUPY/MWM, Rafael Lucchesi;
– Diretor-Executivo da ABAC – Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem, Luís Fernando Resano.
*Inventário de Emissões do Setor de Transportes*
Das 16h às 17h: trará uma radiografia completa dos impactos ambientais das atividades de deslocamentos de pessoas e produtos e, a partir destes dados, será possível traçar planos de melhorias.
PATROCINADORES DA ESTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO:
Em nota, a CNT-Sistema Transporte detalhou os patrocinadores que possibilitaram a instalação e realização das atividades na Estação do Desenvolvimento: Gol Linhas Aéreas, ClickBus, Eletra Industrial, MoveInfra, Abac (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem), ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), MWM/Tupy S.A., Geradora/ Loxam, TikTok, Iris, GIST Impact, Abani, Childhood, IOE, Instituto Ethos, CEBDS e Slocat Partnership. Correalização: Ministério das Cidades, Ministério de Portos e Aeroportos o Ministério dos Transportes
Novos patrocinadores e parceiros embarcam na Estação
A Gol Linhas Aéreas passa a integrar o time de patrocinadores da Estação do Desenvolvimento, iniciativa do Sistema Transporte na COP30. Além da companhia de aviação, também entra como patrocinador a ClickBus, plataforma digital brasileira especializada na venda online de passagens rodoviárias. A Eletra, líder no mercado brasileiro de ônibus elétricos, chega para promover a descarbonização do setor a partir da eletrificação.
As companhias se juntam ao MoveInfra – movimento que reúne os seis principais grupos de infraestrutura do país –, à Abac (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem) e à ATP (Associação de Terminais Portuários Privados).
Já no campo das parcerias, quem chega para fornecer a energia é a MWM/Tupy S.A., com o fornecimento de grupo geradores que serão operados pela A Geradora/Loxam. A gigante global de mídia TikTok marcará presença no espaço, com ativação e ações de visibilidade junto a influenciadores da plataforma. Iris e GIST Impact trazem sua expertise para potencializar negócios sustentáveis.
O evento conta ainda com o apoio institucional da Abani, Childhood, IOE, Instituto Ethos, CEBDS e Slocat Partnership. A correalização é feita em parceria com o Ministério das Cidades, o Ministério de Portos e Aeroportos e o Ministério dos Transportes.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


