Publicado em: 10 de fevereiro de 2025
Recursos serão destinados ao Consórcio X4-IVR, responsável pelas obras e projetos, e para a Egis Engenharia, que fará o acompanhamento técnico e supervisão socioambiental
ALEXANDRE PELEGI
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) autorizou a emissão de notas de empenho para dois contratos distintos relacionados ao projeto BRT Corredor Aricanduva.
O primeiro contrato, de número 11/SMT.SETRAM/2024, destina R$ 55,65 milhões (R$ 55.650.148,00) ao Consórcio X4-IVR para a contratação integrada do Centro de Operações (COP) da São Paulo Transporte (SPTrans). O consórcio é formado pelas empresas Mendes Holler Engenharia Comércio e Consultoria, Almeida França Engenharia, e Sodalita Informática e Telecomunicações.
O segundo contrato, de número 10/SMT.SETRAM/2024, autoriza o montante de R$ 1,6 milhão (1.606.522,00) à empresa Egis Engenharia e Consultoria. O objetivo é a contratação de serviços especializados de gerente de projeto para acompanhamento técnico e supervisão socioambiental das instalações do Centro de Operações (COP) no Complexo Santa Rita e da execução da rede de dutos para transmissão de dados da SPTrans.
As autorizações foram publicadas e encaminhadas para o Departamento de Administração e Finanças (SMT-DAF/DF) para a emissão das notas de empenho e demais providências.
GERENCIAMENTO
O primeiro, de nº 10/SMT.SETRAM/2024, se refere a serviços especializados de gerente de projeto para acompanhamento técnico e supervisão socioambiental das instalações do COP. O consórcio Egis Engenharia e Consultoria foi declarado vencedor pelo Menor Custo, com proposta de R$ 4,8 milhões (R$ 4.857.517,12), com validade por 18 meses.
O consórcio é formado pelas empresas formado pelas empresas Concremat Engenharia e Tecnologia e Anton Engenharia e Urbanismo. A segunda proposta no certame foi apresentada pelo Consórcio TUV Rheinland-Encibra (formado pelas empresas Tüv Rheinland Ductor e Encibra S.A. Estudos e Projetos de Engenharia) , no valor de R$ 5.708.808,59.
Como mostrou o Diário do Transporte, a SPObras lançou em 18 de maio de 2023 um aviso de solicitação de Manifestação de Interesse para a contratação de empresa de consultoria para a execução dos serviços técnicos profissionais especializados de apoio ao gerenciamento do projeto do corredor BRT, parcialmente financiada pelo BIRD – Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial).
OBRAS E IMPLANTAÇÃO
O segundo contrato, nº 11/SMT.SETRAM/2024, será assinado com o Consórcio X4-IVR, formado pelas empresas: Mendes Holler Engenharia Comércio e Consultoria (Líder), Almeida França Engenharia e Solidata Informática e Telecomunicação, destinado à instalação do COP.
O X4-IVR foi o único participante do certame.
No valor de R$ 84,5 milhões (R$ 84.551.270,06), com prazo de 18 meses, a contratação inclui, entre outros, Serviços Especializados de Engenharia para Desenvolvimento de Projeto Executivo, Execução da Obra, Aquisição de Servidores, Computadores, Monitores, Hardware, Serviços de Telecomunicação, Software, Dispositivos ou Serviços de Armazenamento, Mobiliário e acessórios diversos necessários para o seu funcionamento e Instalação da Rede de Dutos para Transmissão de Dados – RTD.
As notificações foram enviadas por e-mail aos representantes das empresas vencedoras. O próximo passo é a assinatura dos contratos e a apresentação das garantias de execução.
A construção do COP é um passo importante para a modernização do sistema de transporte público da capital paulista. O complexo permitirá o monitoramento e controle em tempo real de toda a operação, com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços.
BANCO MUNDIAL
O projeto do COP está inserido no projeto de implantação do BRT Aricanduva para efeitos de financiamento do Banco Mundial.
A Prefeitura da capital assinou um Acordo de Empréstimo junto ao Banco para a realização do Projeto do Corredor de Trânsito Rápido de Ônibus e pretende aplicar parte dos recursos em Serviços de Consultoria.
O Projeto Corredor BRT Aricanduva visa melhorar a acessibilidade a empregos para os usuários de transporte público socialmente vulneráveis na área de influência de seus cerca de 14 quilómetros, e aumentar a eficiência operacional do sistema de ônibus da cidade de São Paulo, com a implantação de um Centro de Controle Operacional.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes