Publicado em: 9 de novembro de 2025

Projeto “Abrigo Amigo”, desenvolvido em parceria com empresas privadas, permite contato direto com central de monitoramento durante a espera pelo transporte
YURI SENA
A cidade de Sorocaba (SP) recebeu na última quarta-feira, 5 de outubro de 2025, o primeiro ponto de ônibus conectado a uma central de monitoramento, parte do projeto “Abrigo Amigo”, que tem como objetivo aumentar a segurança dos passageiros, especialmente durante o período noturno.
De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, 25 locais em diferentes regiões da cidade serão contemplados com o novo modelo de abrigo inteligente. O primeiro foi instalado na Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 216, no bairro Parque Campolim.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Eletromidia, a Claro e o BRT Sorocaba, e permite que o passageiro inicie uma chamada de vídeo com a central de monitoramento ao pressionar um botão no painel digital do abrigo. O atendimento funciona todos os dias, das 20h às 5h, e é realizado por uma equipe formada exclusivamente por mulheres, treinadas por assistentes sociais e especialistas em violência contra a mulher.
Os abrigos contam com câmeras de alta resolução, microfones e alto-falantes integrados à central, além de botão de acionamento em braille instalado a 1,20 metro de altura, acessível para cadeirantes, crianças e pessoas com deficiência. O serviço também dispõe de intérpretes de Libras, garantindo acessibilidade durante o atendimento.
A prefeitura informou que as outras 24 unidades do projeto devem ser instaladas e entrar em funcionamento nos próximos 15 dias.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


